Arquitetura e Urbanismo

Coordenação: Prof. Murad Jorge Mussi Vaz (Lattes)

Coordenação Adjunta: Prof. Edison Kiyoshi Tsutsumi (Lattes)

Secretária do Curso: Elisabete Cristina Hammes

Sala da Coordenação: 111 - Bloco dos Professores

Ato Autorizativo: Resolução nº 11/2012 - CONSUNI.

GRADE E CORPO DOCENTE

PERFIL DO CURSO

Objetivos do Curso:

Objetivo geral:

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul tem por objetivo geral a formação de profissional em condições plenas para atuar nas diferentes e diversificadas atividades relacionadas à atuação na área da arquitetura e do urbanismo. Pretende-se garantir que o Arquiteto e Urbanista obtenha sólida formação generalista e propositiva, entendendo aquela como a capacidade de compreender criticamente e traduzir as necessidades individuais e sociais e, a formação propositiva, como a capacidade de diagnosticar, equacionar e criar as soluções que lhe são dadas a responder.

Objetivos específicos:

a) O Curso deverá oferecer uma adequada formação profissional que desenvolva as competências e habilidades, assim como sólida formação crítica, necessárias para garantir um exercício profissional qualificado e socialmente comprometido;

b) O Curso deverá garantir uma formação na área de projeto arquitetônico e planejamento urbano, com amplo domínio técnico e conceitual.

c) O Curso através de seu procedimento pedagógico, apoiado em seguidas experimentações, deverá formar profissionais com relativa autonomia constituída.

d) O arquiteto egresso desse Curso deverá saber reinventar-se frente às situações novas, mesmo porque a sua atividade é tão ampla e diversificada que não é possível estabelecer de antemão.

Pefil do egresso

A dinâmica desenvolvida num curso apoiado na prática reflexiva do atelier deverá ter como resultado um profissional cujo conhecimento e habilidade também crescerão de maneira continuada. Ou seja, a experiência será o fator primordial daquele crescimento, como de resto acontece nas atividades onde a criação aparece como imprescindível. Assim, além dessa qualidade intrínseca da profissão, o arquiteto egresso da Universidade Federal da Fronteira Sul deverá apresentar outras e necessárias características, a saber:

i. A consciência de que toda construção de uma obra implica numa destruição tanto do tangível como do intangível.

ii. A consciência de que a apreciação estética não se descola da função social de uma obra, nem dos imperativos ambientais – durabilidade, sustentabilidade, economia – e, muito menos da ética.

iii. A consciência de que ele carrega consigo o fruto de um esforço coletivo, isto é, seu saber foi construído no interior de uma instituição pública e gratuita.

Quanto às habilidades intrínsecas da profissão, a proposta pedagógica para o Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul deverá assegurar a formação de profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

PPC Arquitetura e Urbanismo - 2010 a 2015

PPC Arquitetura e Urbanismo - 2016