Lançamento do livro: "Religiosidade e mística no Movimento de Mulheres Agricultoras: um processo de constituição de identidades por meio da educação popular"

Lançamento do livro: "Religiosidade e mística no Movimento de Mulheres Agricultoras: um processo de constituição de identidades por meio da educação popular"

Quando: 03/maio/2022, 17h00min - 19h00min

Local: Evento on-line.

Público: Aberto a todos os públicos.

Realização: Docente Liria Ângela Andrioli e Editora Appris

Programação:

O livro Religiosidade e mística no Movimento de Mulheres Agricultoras: um processo de constituição de identidades por meio da educação popular analisa os efeitos da religiosidade e da mística na constituição de identidades femininas e as possibilidades de emancipação das mulheres a partir da sua participação no Movimento de Mulheres Agricultoras. A autora reflete sobre uma experiência de Educação Popular que apresenta em sua constituição identitária aspectos sociais e culturais submetidos aos impactos e aos efeitos da religiosidade em seu modo de vida e no cotidiano de suas ações. A obra evidencia a religião como estrutura e a religiosidade como vivência da fé e da mística como ferramentas disponíveis em nossa sociedade. Elas contribuem, ao mesmo tempo, para manter e reproduzir as desigualdades entre homens e mulheres, mas, também se constituem como mecanismos de mudança para uma condição mais igualitária nas relações de gênero, a exemplo dos movimentos sociais. Infere-se que a mística transforma e empodera as mulheres em movimento e que o envolvimento eclesial com a base foi fundamental para a pastoral libertadora. Por sua linguagem marcante, esta leitura torna-se uma importante fonte de contribuição para as Epistemologias Feministas e para a Educação Popular.


O lançamento contará com a participação de:

Profa. Dra. Liria Ângela Andrioli (UFFS)
Prof. Dr. Walter Frantz (Unijuí)
Profa. Dra. Rosângela Angelin (URI)
Profa. Dra. Claudete Beise Ulrich (UNIDA)
Genoveva Haas (Agricultora e militante do MMTR)

Transmissão pelo Youtube: https://youtu.be/swdmB48gaHs

Não é necessária inscrição prévia. 

Coordenador do Evento: Liria Ângela Andrioli

E-mail: liria.andrioli@uffs.edu.br