Programação do Mês da Consciência Negra - Campus Chapecó

Local: UFFS Campus Chapecó e UFFS Reitoria

Público: Comunidade em geral

Objetivo: Celebração do Mês da Consciência Negra

Realização: Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) Chapecó e Projeto Círculo de Cultura: Diversidade Étnica em Movimento

Programação:

Data: 29/10/2019
Local: Auditório da Biblioteca, UFFS Campus Chapecó
Título: CineDebate: Liberdade para Angela Davis e Lançamento do livro Uma autobiografia, por Angela Davis

Descrição: “Mulher, negra, feminista, lésbica, marxista e intelectual. No início dos anos 1970, a ativista Angela Davis com firmeza, enfrentou uma dura e insidiosa perseguição: chegou a ser incluída na lista das pessoas mais procuradas pelo FBI. Aos 28 anos, escreveu esta poderosa autobiografia que a Boitempo publica pela primeira vez no Brasil, para narrar sua vida desde a infância até o ingresso na carreira universitária e o engajamento contra as opressões de raça, gênero e classe, provocando uma reflexão sobre o caráter estruturalmente violento do sistema carcerário, do machismo e do racismo, em libelo pelo direito à dignidade e à emancipação. ”

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Data: 29/10/2019 a 20/11/2019
Horário: A partir das 19h
Local: Hall Bloco A, UFFS Campus Chapecó
Título: Exposição (R) Existência – Comunidade Quilombola Invernada dos Negros

Descrição: Exposição coletiva de trabalhos produzidos pelos estudantes, técnicos e professores da UFFS, durante as atividades realizadas na comunidade quilombola Invernada dos Negros, em Campos Novos-SC, em 2018. As imagens e textos produzidos têm a intenção de dar visibilidade à memória, à cultura, e à luta desse povo, que está em constante processo de reconhecimento de seu território.

Data: 05/11/2019
Horário: Intervalo das aulas
Local: Hall Bloco A, UFFS Campus Chapecó
Título: Oficina de Boneca Abayomi

Descrição: Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, na língua Iorubá.

Data: 09/11/2019
Local: Auditório da UFFS Reitoria – antigo Colégio Bom Pastor

Descrição: Saravá Oxalá: Salve a Umbanda
Me. Fábio Araújo e Marina Quadros (UFFS)

Data: 12/11/2019
Horário: Cine-debate Cinema do Trabalhador – Filme “Temporada”
Local: Auditório Bloco Professores, UFFS Campus Chapecó

Descrição: O filme brasileiro “Temporada”, dirigido por André Novais Oliveira, retrata de forma sutil o cotidiano de mulheres negras da periferia. As temáticas do racismo e do feminismo aparecem de forma implícita e natural no cotidiano das personagens que circulam na periferia de Contagem, município da região metropolitana de Belo Horizonte. O filme foi vencedor do Festival de Cinema de Brasília em 2018 e recebeu quatro indicações no Festival Internacional de Cinema de Locarno (Suíça).

Data: 20/11/2019
Horário: Intervalo das aulas
Local: Entre Blocos, UFFS Campus Chapecó
Título: Apresentações Culturais Haitianas
Poesia Preta: Microfone aberto
Sarau de Poesia /Jogral / Plenária

A inscrição pode ser realizada no momento das atividades ou por meio do link: https://bit.ly/2qjDs42

Certificação será conforme participação nas atividades.

Coordenador do Evento: Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) Chapecó e Projeto Círculo de Cultura: Diversidade Étnica em Movimento

E-mail: neabiuffsch@gmail.com