IV Instituto de Estudos Linguísticos - Desafios na Formação Docente: Reflexões Acadêmicas no Entremeio Letrado

cartaz do evento

Quando: De 27/agosto/2019, 08h00min até 28/agosto/2019, 22h00min

Local: UFFS - Campus Chapecó

Público: Alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Alunos do Curso de Graduação em Letras - Português e Espanhol e demais interessados nas discussões promovidas pelas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Objetivo: O IV Instituto de Estudos Linguísticos objetiva ser um espaço profícuo para a reflexão teórica sobre a prática científica, para o estudo de temas específicos da ciência da linguagem, para a divulgação de resultados finais ou parciais de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu da área de Letras/Linguística, para a discussão de dissertações e teses concluídas ou em andamento em instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. A IV edição do evento está distribuída em vários momentos com a finalidade de expandir as discussões, bem como criar um vínculo efetivo com a temática desta edição: refletir os desafios na formação docente do meio letrado.

Realização: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL

Programação:

O evento está dividido em partes:

Dia 27 de agosto de 2019

Manhã: 8h - Seminários das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos: Pesquisas e Dissertações em andamento
Local: 305-B
Tarde: 14h - Seminários das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos: Pesquisas e Dissertações em andamento
Local: 305-B

Dia 28 de agosto de 2019

Manhã: 9h - Exame de defesa de dissertação
Local: Auditório da Biblioteca
Tarde: 4h - Palestra: Sobre o tecnobiodiscursivo - Prof. Dr. Atílio Butturi Junior (UFSC)
Local: Auditório - Bloco dos professores
Noite: 19h - Minicurso: PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA: SABERES EM CONSTRUÇÃO - Ministrante: Dra. Tamiris Machado Gonçalves (PNPD - UFFS).
Local: Auditório - Bloco dos professores

26 de setembro de 2019
Noite: 19h - Palestra: Imigração Italiana no Espírito Santo: a teoria e a prática dos contatos linguísticos - Edenize Ponzo Peres (Puc-MG; UFES; IFES)
Local: a confirmar

15 a 18 de outubro de 2019
Tarde: Minicurso:
Números nas Letras: estatística básica sem matemática, conceitos fundantes
Prof. Dr. Rafael Matielo (UFU)
14h às 18h

Presença da Profa. Dra. Ana Cláudia de Souza (UFSC), do Prof. Dr. Atílio Butturi Junior (membro externo – UFSC), da Profa. Dra. Edenize Ponzo Peres (Puc-MG; UFES; IFES) e Prof. Dr. Rafael Matielo (UFU).

Inscrições online

Ao final do evento cada participante receberá certificação conforme sua participação nas atividades.

Coordenador do Evento: Dr. Marcelo Jacó Krug e Dra. Claudia Finger-Kratochvil

E-mail: sec.ppgel@uffs.edu.br