V Nutri Day no Campus Realeza discute ética profissional nas redes sociais
A discussão apresentou cuidados ao se veicular informações, propaganda de produtos, marcas e serviços, além de salientar aspectos do Código de Ética e Conduta do Profissional Nutricionista.

Publicado em: 04 de setembro de 2019 19h09min / Atualizado em: 05 de setembro de 2019 08h09min

Para celebrar o Dia do Nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto, o curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu o V Nutri Day. Cerca de cem estudantes e professores do curso participaram de uma palestra para discussão da ética profissional nas redes sociais nesta terça-feira (3). O debate apresentou cuidados ao se veicular informações, propaganda de produtos, marcas e serviços, além de salientar aspectos do Código de Ética e Conduta do Profissional do Nutricionista.

O palestrante convidado foi o professor Eduardo Szpak, mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP), que apresentou a necessidade do nutricionista agir de acordo com preceitos éticos que norteiam a profissão. “Quando agimos em nome de uma profissão, estamos falando em nome de uma categoria, por isso esse cuidado na utilização das redes sociais e a importância dessa fala aos estudantes. Muitas pessoas utilizam como fontes de informação as redes sociais, aplicativos de compartilhamento de mensagens, as falas de celebridades, opiniões de pessoas que não tem formação na área, entre outras. Nós que lidamos com a saúde, devemos ter informações baseadas em evidências científicas, além de verificá-las sempre antes de propagá-las”, salientou.

A coordenadora do curso, Elis Carolina de Souza Fatel, destacou a relevância da temática aos estudantes, já que o componente curricular voltado à ética profissional no curso de Nutrição da UFFS é ministrado na sétima fase. “Os acadêmicos que estão iniciando o curso tiveram a oportunidade de conhecer mais um aspecto importante da profissão, o que amadurece a postura profissional e reforça o compromisso com o atendimento humanizado e ético”, explicou.