UFFS e Rotary Clube de Realeza fazem campanha para distribuição de máscaras e arrecadação de alimentos
Pontos de troca são as agências bancárias e cooperativas de crédito de Realeza.

Publicado em: 23 de abril de 2020 12h04min / Atualizado em: 23 de abril de 2020 16h04min

Uma parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza e o Rotary Clube criou a Campanha Solidária. O objetivo é conscientizar a população de Realeza sobre o uso de máscaras como forma de proteção contra o novo coronavírus, mas também arrecadar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Campanha Solidária incentiva a arrecadação de um quilo de alimento não perecível em troca de uma máscara de tecido reutilizável. O material entregue traz ainda um guia para o uso correto da máscara, orientando a cobertura total do nariz e da boca, assim como instruções para a sua correta higienização, utilizando uma solução com água sanitária.

A campanha inicia nesta quinta-feira (23), e os pontos de troca são as agências bancárias e cooperativas de crédito: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Evolua, Sicredi, Cresol e Sicoob de Realeza.

Campanha Solidária incentiva a arrecadação de um quilo de alimento não perecível em troca de uma máscara (UFFS/Divulação)

Foram produzidas 1.500 máscaras para a campanha, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Todos os alimentos arrecadados com a campanha serão destinados às famílias carentes de Realeza não cadastradas no Programa Bolsa Família. “A missão do Rotary é dar de si, sem pensar em si, então desenvolvemos a Campanha Solidária em parceria com a UFFS, pois acreditamos que se cada um contribuir podemos superar essa crise. Com esta ação, iremos proteger e alimentar quem mais precisa”, falou uma das responsáveis da campanha e integrantes do Rotary, Heloise Gomes de Moraes.

A parceria entre a UFFS e o Rotary Clube de Realeza foi viabilizada pelo Projeto de Extensão “COVID-19 e suas fronteiras: ações em saúde para o enfrentamento da pandemia”, que tem como objetivo colaborar no desenvolvimento de ações em saúde com a comunidade regional. O projeto conta com a atuação de oito bolsistas e 11 servidores e surgiu como uma das atividades da Comissão do Campus Realeza para o Monitoramento das Implicações da COVID-19.

Foram produzidas 1.500 máscaras, todas de acordo com as orientações do Ministério da Saúde (UFFS/Divulgação)

Entre as ações do projeto está o auxílio nas barreiras sanitárias em Realeza e a produção de material de conscientização. “Já foi realizada a confecção de material educativo sobre os cuidados pessoais para evitar a contaminação e sobre o uso correto de máscaras. Também estamos auxiliando nas barreiras sanitárias com ação presencial, orientação de saúde aos viajantes e na elaboração de manual de procedimentos padronizados para as barreiras. Em parceria com a empresa Way-V Tecnologia em processos, foi desenvolvido um aplicativo que permite o registro de entrada e saída do município de Realeza, o que auxilia a Secretaria Municipal de Saúde no desenvolvimento do trabalho de monitoramento”, destacou a coordenadora do projeto, professora Jucieli Weber.