UFFS - Campus Realeza participa de concurso internacional promovido pelo BID

Publicado em: 02 de novembro de 2012 08h11min / Atualizado em: 20 de abril de 2017 08h04min

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em busca de ideias inovadoras que possam auxiliar na inclusão de pessoas com deficiência e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está participando dessa iniciativa. O professor de tecnologias da informação, Carlos França, apresentou a proposta de criar uma biblioteca de áudio voltada para pessoas com deficiência visual. Entre as ideias inscritas, essa é uma das mais votadas pelo público.

São três modalidades de projetos, sendo que os mais votados serão convidados para apresentação na sede do BID, no Chile. As iniciativas escolhidas receberão uma linha financeira de R$ 50 mil dólares e a possibilidade de auxiliar pessoas com deficiência no Brasil, Caribe e demais países da América Latina.

Para atingir esse objetivo, é preciso a participação do público, como explica o professor França: “é necessário que as pessoas acessem o site da votação, se cadastrem e votem na proposta que leva no nome da UFFS. Esperamos conquistar essa oportunidade, ajudando as pessoas com deficiência e cumprindo o papel social da nossa universidade”.

O projeto da biblioteca de áudio voltada para pessoas com deficiência visual está inscrito nas três modalidades criadas pelo BID, sendo: inclusão em empresas; ideias revolucionárias; e solução inovadora com solicitação de investimentos financeiros. A votação segue até o dia 31 de dezembro.

Como surgiu o projeto

De acordo com França, o projeto começou a ser desenhado em 2008, quando o professor ainda trabalhava na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). “Existia uma grande preocupação das classes empresariais com o cumprimento da Lei de reserva de vagas de trabalho para pessoas com deficiência. As vagas sempre existiram, mas as pessoas não estavam qualificadas suficientemente para serem inseridas no mercado de trabalho”, detalha.

Partindo dessa necessidade é que surgiu a iniciativa para criar uma biblioteca de áudio, ou seja, uma audioteca, como explica França. “Ela é composta por normas e procedimentos empresariais elaboradas por estudantes estagiários que precisam da carga horária de estágio, mas não possuem tempo para exercer a função nas empresas. Dessa forma, as horas são executadas no tempo livre do estagiário, e de forma filantrópica, com cunho inclusivo e com benefícios para todos os envolvidos: empresas, estagiários e pessoas cegas”.

Vote nessa ideia

Acesse os sites das modalidades e clique no campo “vota por una idea”, cadastre-se e participe.

Modalidade 1: Inclusão em empresas – acesse: http://www.bidinnovacion.org/inclusion-en-empresas/

Modalidade 2: Ideias revolucionárias – acesse: http://www.bidinnovacion.org/ideas-disruptivas/

Modalidade 3: Solução inovadora com solicitação de investimentos financeiros – acesse: http://www.bidinnovacion.org/finanzas-inclusivas/