UFFS - Campus Realeza organiza “Ciclo de Debates das Licenciaturas”

Publicado em: 25 de outubro de 2013 13h10min / Atualizado em: 27 de março de 2017 15h03min

Professores da Universidade Federal da Fronteira (UFFS) – Campus Realeza estão organizando o primeiro “Ciclo de Debates das Licenciaturas: das narrativas à construção de memórias de futuro", programado para o período de 6 a 8 de novembro. O evento está vinculado ao Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e busca formar uma rede de conversas entre licenciandos, professores da UFFS, professores da Educação Básica e público interessado pelas questões de ensinar e de aprender. O evento é gratuito e tem como objetivo promover o fortalecimento das licenciaturas.

De acordo com a professora Camila Caracelli Scherma, uma das coordenadoras do evento, outra intenção é a elaboração de narrativas a respeito das vivências em torno das situações de ensinar e de aprender. “A partir disso, vamos construindo nossas discussões e reflexões acerca das relações humanas que se dão nesse contexto. Essas narrativas serão construídas coletivamente e formarão memórias de futuro, ou seja, vamos moldando nossos projetos de vivências no contexto de ensino e de aprendizagem”, explica.

O debate vai contar com dois convidados: o professor José Kuiava, que irá falar sobre a importância do fortalecimento das licenciaturas; e o professor Ricardo Alberto Scherma (UFFS – Campus Chapecó), que, após a exibição do filme “A língua das mariposas”, será mediador da discussão.

A finalização do evento propõe três temas de conversas: “Alteridade e singularidade: elegendo o fluxo de movimento na sala de aula”; “A epistemologia da prática docente: produção de conhecimento na articulação entre a escola de Educação Básica e a Universidade”; “A linguagem como categoria fundante da formação de professores”.

As inscrições estão ligadas à submissão das narrativas produzidas a partir de leituras e das vivências. É necessário que o participante (conversador) escolha um dos eixos temáticos para submeter sua inscrição. Para participar basta acessar o blog ciclodebates.blogspot.com.br/. Mais informações pelos seguintes e-mails: camila.scherma@uffs.edu.bre paula.bervian@uffs.edu.br

O evento é organizado pelos pelos professores da UFFS – Campus Realeza Cristiane de Quadros, Paula Vanessa Bervian, Jackson Cacciamani, Bruno Pastoriza e Camila Caracelli Scherma, com a colaboração das professoras Cherlei Coan e Cleusa Ziessman.

Confira a programação completa:

06/11/2013

- 13h30min às 17h30min - Roda de Conversas com os professores dos cursos de licenciaturas da UFFS e o professor convidado, José Kuiava (UNIOESTE). Local: Laboratório 1, Sala 107.

- 18h30min às 22h30min - Abertura: Apresentação Artística. Fala do Professor José Kuiava sobre o fortalecimento das licenciaturas. Local: Auditório – Campus Realeza

07/11/2013

- 13h30min às 17h30min - Discussão/Debate com o Professor Ricardo Alberto Scherma (UFFS – Campus Chapecó) sobre o filme exibido: A língua das mariposas. Local: Bloco A, sala 205.

- 18h30min às 22h30min - Grande Roda de Conversa com a participação de professores dos cursos de licenciatura do campus. Local: Auditório – Campus Realeza

08/11/2013

- 13h30min às 17h30min - Roda de Conversas:

Tema 1: Alteridade e singularidade: elegendo o fluxo do movimento na sala de aula. Local: Bloco A, sala 202.

Tema 2: A epistemologia da prática docente: produção de conhecimento na articulação entre a escola de Educação Básica e a Universidade. Local: Bloco A, sala 203.

Tema 3: A linguagem como categoria fundante da formação de professores. Local: Bloco A, sala 204.

- 17h45min - Encerramento: Apresentação Artística.