UFFS – Campus Realeza participa de Feira do Conhecimento em Dois Vizinhos

Publicado em: 01 de outubro de 2012 10h10min / Atualizado em: 24 de abril de 2017 13h04min

Acadêmicos, professores e técnico-administrativos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza participam da 3ª edição da Feira do Conhecimento, realizada pelo Colégio Estadual de Dois Vizinhos, na sexta-feira (28) e sábado (29). A participação no evento tem como objetivo divulgar a UFFS, além dos cursos oferecidos, trabalhos desenvolvidos e formas de ingresso na instituição.

Os experimentos feitos pelos acadêmicos de Ciências também chamaram a atenção do público, que em média possuía idade entre 10 a 17 anos. Os materiais foram desenvolvidos por meio do Projeto Atividades Demonstrativas e Interativas como Apoio à Licenciatura em Ciência e Educação Básica. “Esses experimentos possibilitam a simulação de conceitos abstratos como pressão, transformação de energia, força, entre outros, o que facilita a aprendizagem do aluno”, explicam as acadêmicas da quinta fase, Suelen Aparecida Felicetti e Charline Barbosa.

Já os acadêmicos da sexta fase de Medicina Veterinária, Doglas Nunardi e Jeferson Moura, apresentaram algumas curiosidades sobre o curso e o Programa de Educação Tutorial (PET). “É importante despertar o interesse das pessoas em relação a profissão de médico veterinário, o que aprendemos e o que estamos fazendo. Acho que é uma forma de reconhecimento participar de um evento como esse, em que divulgamos a UFFS e nosso curso”, comenta Moura.

Os acadêmicos do curso de Letras levaram cartazes que relatam como funcionam alguns programas e projetos, como o Comunica Realeza: Laboratório de Produção Textual; Projeto História, Cultura e Poesia através da Análise das Letras da Música Popular Brasileira; e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os cartazes foram apresentados pelos acadêmicos da sexta fase Ivan Lucas Borghesan e Eduardo Alves dos Santos, e pela acadêmica da segunda fase, Mônica de Paula, sob a supervisão da professora em língua espanhola, Marilene Aparecida Lemos.

Além da UFFS, o colégio também abriu espaço para que outras instituições de ensino superior participassem da Feira do Conhecimento. O diretor do local, Nilson José Silvestre, comenta que o evento busca fazer uma interação com todos os segmentos da sociedade. “Acredito que o trabalho das instituições de ensino superior ainda não está muito ramificado na comunidade, então ao idealizarmos a Feira propomos a participação delas, pois no cotidiano vamos estabelecer relações concretas, efetivas e definitivas”, afirmou.

As alunas do terceiro ano do Ensino Médio, Emily Natany Almeida Santos e Keila Angela Oldoni, aproveitaram a Feira para conhecer mais sobre os cursos de graduação das diversas faculdades e universidades presentes no evento, entre elas a UFFS. “A gente ainda está um pouco indecisa sobre qual profissão escolher, então aproveitamos a Feira para analisar melhor as várias opções, porque depois não temos como voltar atrás”, relatam.