UFFS – Campus Realeza participa da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado em: 11 de outubro de 2012 12h10min / Atualizado em: 24 de abril de 2017 13h04min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza é uma das nove instituições no estado do Paraná cadastradas para participar da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na semana de 15 a 19 de outubro. O evento tem como finalidade mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a inovação, a atitude científica e a criatividade.

A partir da próxima terça-feira (16), às 14h, a UFFS – Campus Realeza estará de “Portas Abertas”, evento que tem como objetivo integrar os alunos do ensino médio com os projetos de pesquisa desenvolvidos pela instituição, nos quatro cursos de graduação ofertados: Medicina Veterinária; Nutrição; Letras e Ciências: Biologia, Química e Física. A visitação poderá ser feita até o dia 19 de outubro, no horário das 14h até as 18h.

O diretor geral do Campus Realeza, João Alfredo Braida, comenta que a participação da UFFS na SNCT é uma boa oportunidade de mostrar à população da região Sudoeste do Paraná a produção científica da instituição. “Na próxima semana, a universidade abre suas portas para que os jovens venham até a UFFS, conheçam os cursos, conversem com acadêmicos e professores. Isso ajuda na escolha de qual caminho estudantil esses jovens querem tomar”, enfatiza.

De acordo com o coordenador da SNCT na UFFS, Carlos França, os acadêmicos terão papel importante no evento, já que eles serão responsáveis em apresentar os projetos de pesquisa, junto com os coordenadores de curso, além de conversarem com os estudantes do ensino médio sobre as experiências desenvolvidas.

Outra atividade cadastrada na SNCT é o debate alusivo ao Dia Mundial da Alimentação, que será coordenado pelo curso de Nutrição. O evento está marcado para o dia 16, a partir das 14h, no auditório da UFFS – Campus Realeza. A mediadora do debate será a professora Rozane Marcia Triches (UFFS), tendo como debatedores os professores Jaci Poli (UFFS), Julian Perez Casarino (UFFS ; CONSEA Nacional) e Elizangela Bellanti Loss (Unicafes). O tema do debate é “Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”, em reconhecimento ao papel desempenhado na melhora da segurança alimentar e na erradicação da fome.

O Grupo de Teatro La Broma também está preparando uma intervenção poética no dia 17, às 17h. O grupo coordenado pela professora Ana Carolina Teixeira Pinto trará o espetáculo “Pão e poesia: uma ida à padaria”. A criação da performance foi motivada pelo Projeto Lerelena, que homenageia o centenário do nascimento da poeta paranaense Helena Kolody. Neste projeto, nove poetisas do sul brasileiro se propõem ao desafio de ler relendo (ler Helena) e interinvencionar.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, desde 2004, no mês de outubro, em todo o Brasil. O tema principal da SNCT 2012 será: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Ele foi escolhido em função de serem estes os assuntos principais da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil em 2012, com a participação de quase todos os países do mundo.

A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 contabiliza até o momento 17.486 atividades cadastradas. Participam do evento 526 cidades brasileiras e 672 instituições ligadas a ciência e tecnologia espalhadas pelo país. No Paraná, nove instituições se cadastraram para participar da SNCT, entre elas a UFFS – Campus Realeza. Ao todo, 30 cidades do estado irão trazer 261 eventos.