Transtorno do Espectro Autista é tema de evento on-line promovido pelo Campus Realeza
O primeiro debate será no dia 30 de junho, a partir das 19 horas, com a temática “TEA: conhecer para se conscientizar”.

Publicado em: 25 de junho de 2020 16h06min / Atualizado em: 26 de junho de 2020 11h06min

Em referência ao Dia Mundial do Orgulho Autista (18 de junho), o Centro de Ensino de Línguas (CeLUFFS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove dois debates para levar mais informações à população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é apresentar características, direitos, cuidados, além de trazer experiências de famílias sobre diagnóstico, tratamento e cotidiano. O evento será on-line, sendo necessário confirmar inscrição para participar.

O primeiro debate será no dia 30 de junho, a partir das 19 horas, com a temática “TEA: conhecer para se conscientizar”, momento em que serão abordadas as sensibilidades no TEA, os direitos da pessoa com TEA e família, bem com outras pautas ligadas à causa autista. São convidados a professora da UFFS Sabrina Casagrande, o psicólogo José Ricardo Furquim e a advogada Gabriela Moschen Marins de Azevedo Machado.

As inscrições para participar do primeiro debate podem ser feitas pelo site: http://abre.ai/debatetea1. O participante receberá um link para acessar o evento, que será transmitido pela Plataforma Webex Meeting, sendo necessário instalar o aplicativo no computador ou smartphone. Para o download, acesse: https://www.webex.com/downloads.html/.

No dia 6 de julho, também às 19 horas, será realizado o segundo encontro que busca trazer relatos e experiências de famílias da região Sudoeste sobre diagnóstico, tratamento e cotidiano de familiares com TEA. A participação deve ser confirmada pelo site: http://abre.ai/debatetea2.

Os convidados nessa etapa são os professores da UFFS Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia e Sabrina Casagrande, além da professora de Educação Básica do município Santa Izabel do Oeste Ivonete Farias de Melo. Os três têm filhos diagnosticados com TEA em diferentes fases da vida.

A organização do evento conta ainda com o apoio da Coordenação Adjunta de Cultura do Campus Realeza e do Programa Produtora Cultural Joaninha ou o que é.

Sobre o Dia Mundial do Orgulho Autista

Idealizado pelo grupo norte-americano Aspies for Freedom, o Dia Mundial do Orgulho Autista (18 de junho) celebra a neurodiversidade de pessoas do espectro do autismo. No Brasil, a data tem se tornado cada vez mais popular, sendo comemorada por grupos de pais, familiares e amigos de pessoas com autismo.

Pessoas com TEA podem apresentar dificuldades com comunicação e interações sociais e ter interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. Essas manifestações podem variar em diferentes graus em cada indivíduo com o transtorno, por isso o termo espectro.