Semana Acadêmica de Letras recebe cerca de 200 alunos e professores no Campus Realeza

Publicado em: 22 de outubro de 2012 15h10min / Atualizado em: 20 de abril de 2017 09h04min

Nesta segunda-feira (22), foi aberta oficialmente a 2ª Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Este ano o evento tem como objetivo promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e as escolas da rede pública e particular de ensino da região Sudoeste do Paraná. Nesse primeiro dia de atividades, cerca de 200 alunos e professores participaram de oficinas, minicursos, contação de histórias, exibição de filmes, além de conferirem a peça teatral Prato do Dia: Feijão, Arroz e Poesia, do Grupo La Broma. O encerramento do evento será na noite desta terça-feira (23).

A coordenadora do curso, Sabrina Casagrande, considera importante o contato entre escola e universidade, já que o curso de Letras é voltado exclusivamente à licenciatura. “Ao recebermos os alunos do ensino fundamental e médio e seus professores, promovemos o contato entre os acadêmicos do curso com esse público. Esta Semana Acadêmica é um evento mais aberto à comunidade, isto é importante pois nosso objetivo é formar professores, sendo que o contato entre graduandos e alunos ajuda a estabelecer laços”, destaca.

Boa parte das oficinas foi regida por acadêmicos do curso de Letras, alguns deles tiveram a primeira experiência em sala de aula. É o caso da acadêmica Francieli dos Santos, que está na sexta fase. “Foi um pouco difícil controlar os alunos, mas foi um desafio superado e gostei muito de participar. Essas atividades nos ajudam a preparar melhor as dinâmicas e a mudar algumas abordagens”, explica.

Já para os alunos, as oficinas despertaram novas visões, como relata Karina Bello dos Santos Oliveira, que cursa o magistério no Colégio Estadual Guilherme de Almeira, na cidade de Santa Izabel do Oeste. “Assistimos a vídeos que mostram como alguns professores fazem suas abordagens em sala de aula. Foi interessante, pois vimos personagens mais autoritários e outros com uma opinião mais aberta, é importante fazer essa comparação”. Estudante do nono ano do Colégio Estadual Flor da Serra, Eduarda Leticia de Lima, conheceu mais sobre a literatura de terror. “Achei muito interessante as explicações, os contos e as poesias mostradas”.

Quem também teve oportunidade de participar das atividades foram os professores da educação básica. Entre este grupo, estava a professora Loreci Salete Chicocki, a qual leciona no Colégio Estadual Guilherme de Almeira. Ela participou do minicurso “A elaboração didática do gênero propaganda impressa para o ensino de Língua Portuguesa nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio”, com a professora Ana Paula K. da Silveira (IF-SC). “Achei muito proveitosa a palestra, pois pudemos estabelecer a comparação de uma propaganda em diferentes veículos de comunicação. Esse conhecimento levarei para sala de aula”, salienta.

Quem ainda não se inscreveu para o evento ainda pode participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://semanaacademicauffsrlz.blogspot.com.br/. A inscrição para os minicursos será realizada no dia do evento.

Veja aqui a programação completa do evento.

Exposição “Os entrelaçamentos”

22.10.2012_II_Semana_Acadmica_Lestras_-_Ariel_tavares_15Além do espaço destinado para o ensino, a 2ª Semana Acadêmica de Letras também traz a exposição “Os Entrelaçamentos”, trabalho que agrupa poesia, teatro e fotografia. O conjunto dos trabalhos é uma homenagem ao centenário do nascimento da poeta paranaense Helena Kolody.

A partir da comemoração, surgiu o Projeto Lerelena, em que nove poetisas do sul brasileiro se propõem ao desafio de ler relendo (ler Helena) e interInvencionar. A proposta é confluir e colidir a nossa letra com a da escritora. Com base no projeto, o Grupo de Teatro La Broma criou a interInvenção Prato do dia: arroz, feijão e poesia, sendo que a partir dessa peça teatral foram criadas oito fotografias, as quais compõem o Ensaio Foto no Prato das artistas da região Sudoeste do Paraná, Anali Mattar e Cida Ikovê.

Conheça mais sobre o Projeto Lerelena em: http://miragemnocaminho.blogspot.com.br/