Resultado de projeto de pesquisa da UFFS é publicado pela Universidade Aberta de Portugal
O projeto adaptou alguns sermões escritos por Padre Antônio Vieira, no século XVII. As obras marcam o movimento da Literatura Barroca no Brasil e em Portugal.

Publicado em: 14 de março de 2019 15h03min / Atualizado em: 15 de março de 2019 07h03min

As histórias em quadrinhos (HQs) de um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza estão disponíveis no site da Universidade Aberta de Portugal. O projeto adaptou alguns sermões escritos por Padre Antônio Vieira, no século XVII. As obras marcam o movimento da Literatura Barroca no Brasil e em Portugal, sendo constantemente exigidas em provas pelas universidades.

A apresentação do trabalho ocorreu no ano passado, quando o coordenador da pesquisa, professor Saulo Gomes Thimóteo, realizou uma comunicação no Círculo de Cipião, formado por investigadores do Centro de Pesquisa da Universidade de Lisboa e por integrantes da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), entidade ligada à Universidade Aberta de Portugal e que publicou as HQs.

De acordo com Thimóteo, um dos objetivos é desmistificar o autor, pois deduz-se que as obras de Antônio Vieira são de difícil compreensão e distantes da realidade atual, por serem escritas no século XVII. "Isso não é verdade, pois ele fala dos conflitos eternos que todos os homens trazem consigo e com os quais todas as sociedades devem conviver. As HQs conferem uma leveza ao texto original pelas ilustrações, pelo encadeamento mais dinâmico dos argumentos e exemplos apresentados. Partilhar o resultado desse projeto é abrir caminho para desenvolver um raciocínio lógico e uma compreensão mais clara das coisas", destacou.

Trecho da história em quadrinho sobre o "Sermão do Bom Ladrão" desenvolvida pelo projeto de pesquisa (UFFS/Divulgação)

O Projeto de Pesquisa "Palavra, imagem, ação: a adaptação de obras do padre Antônio Vieira para Histórias em Quadrinhos" tem como objetivo decifrar as estratégias retóricas produzidas nos sermões do escritor barroco, marcados pela retórica aprimorada e o raciocínio lógico. Das obras analisadas, seis viraram HQs, entre elas o "Sermão do Bom Ladrão" que traz uma crítica à "arte de roubar". Nele, Vieira adverte aos reis quanto ao pecado da corrupção, cumplicidade e silêncio, além de comparar aquele que rouba para comer com aquele que rouba impérios.

Na apresentação publicada no site da universidade portuguesa é destacado que "o objetivo principal é apresentar os sermões vieirianos sob uma nova perspetiva, para os dar a conhecer às novas gerações. Além disso, os materiais agora disponibilizados estabelecem-se quer como uma porta de entrada para leitores neófitos, quer como uma oportunidade de revisitação para os já conhecedores da obra de Antônio Vieira". O material está publicado no site www.cidh-global.org, na área de recursos digitais.

Além disso, escolas dos municípios de Realeza, Santa Izabel do Oeste e Ampére receberam alguns exemplares impressos. As HQs também estão disponíveis no blog www.vieiranaveia.blogspot.com e podem ser baixadas em formato PDF. "A proposta é, nesse semestre, criar uma HQ que fale sobre a vida de Antônio Vieira, ligando com aspectos da sua obra e trazendo um interlocutor do século XXI", mencionou Thimóteo.