Projeto viabiliza testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B no Campus Realeza
O Projeto de Extensão Promoção à saúde do estudante universitário é vinculado a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Publicado em: 03 de setembro de 2019 17h09min / Atualizado em: 04 de setembro de 2019 10h09min

Desenvolvido pelos Setores de Assuntos Estudantis (SAEs) dos campi da UFFS, o Projeto de Extensão Promoção à Saúde do Estudante Universitário desenvolve ações de prevenção e promoção da saúde da comunidade acadêmica. Em Realeza, uma dessas atividades disponibilizou testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B, na tarde desta terça-feira (3). A campanha Dia D foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Realeza.

No período das 14h às 16h, foram realizadas cerca de 70 testes rápidos. Enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde de Realeza também repassaram informações aos participantes e foram distribuídos folders contendo endereços e horários de atendimento das unidades de saúde instaladas no município.

Testes rápidos foram feitos em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Realeza (Ariel Tavares/UFFS)

O projeto de extensão é vinculado a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e no Campus Realeza é coordenado pela assistente social do SAE Aline Scher. “As atividades propostas apresentaram bons resultados, já que notamos uma boa adesão dos acadêmicos, pois muitos perguntam sobre novas atividades ou mesmo quando serão realizadas novamente. Para a execução dos eixos do projeto, contamos também com um acadêmico monitor, o estudante de Nutrição Romário Ribeiro de Oliveira”, comentou.

Entre as atividades desenvolvidas em Realeza, estão a elaboração de material educativo/informacional, a divulgação da Rede Municipal de Saúde, o incentivo à atividade física, com zumba, além de fomentar parcerias com outros projetos do Campus, como as rodas de conversa mediadas por psicólogo e doação de sangue. “No decorrer do semestre serão ofertadas mais atividades com as temáticas de saúde mental, alimentação saudável e prevenção e cuidados com a saúde. As ações serão divulgadas nos canais de comunicação do Campus e na página do projeto no Instagram”, explicou a coordenadora.