Projeto de pesquisa transforma Literatura barroca em Histórias em Quadrinhos
Ao todo, serão confeccionados cinco sermões diferentes, e o próximo texto a ser adaptado será o "Sermão do Advento", do padre António Vieira

Publicado em: 25 de abril de 2017 16h04min / Atualizado em: 25 de abril de 2017 17h04min

Adaptar uma linguagem do século XVII para Histórias em Quadrinhos (HQs) parece um grande desafio. Essa é uma das propostas desenvolvidas por um projeto de pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Algumas obras do Padre António Vieira, conhecido escritor do movimento literário barroco, estão sendo adaptadas, ganhando imagens e linguagem mais acessível. O primeiro exemplar já foi entregue nas escolas de Realeza, Santa Izabel do Oeste e Ampére.

O Projeto de Pesquisa "A lógica arquitetônica nos sermões do padre António Vieira" tem como objetivo decifrar as estratégias retóricas produzidas nos sermões do escritor barroco, marcados pela retórica aprimorada e o raciocínio lógico. Um dos primeiros textos convertidos em HQ foi o "Sermão da Sexagésima", conhecido por tratar da arte de pregar.

O coordenador do projeto, Saulo Gomes Thimoteo, explica que, no decorrer da pesquisa, surgiu a intenção de levar os estudos para outras mídias. "As histórias em quadrinhos têm um apelo maior, principalmente para as novas gerações de alunos que ainda não tiveram contato com esse tipo de literatura ou mesmo para os alunos que ainda têm algum receio, pois a linguagem de António Vieira é do século XVII", detalha.

A transposição dos sermões em HQs é feita pelos acadêmicos de Letras Cláudia Letícia Pivetti de Carli, Pamela Tais Clein, Patrícia Silva de Oliveira e Gilberto Correa Gesser, com a supervisão do coordenador. "Tivemos o cuidado em não adaptar em excesso. A linguagem, em algum momento, corresponde exatamente aos textos de Vieira. Também não estamos dando ênfase à questão religiosa, na qual se baseiam muito os sermões. Os HQs estão voltados para o argumento, a construção lógica que é produzida", explica Thimoteo.

O "Sermão da Sexagésima" foi apenas o primeiro a ser adaptado aos quadrinhos e já está nas bibliotecas dos colégios Dom Carlos Eduardo, João Paulo II e 12 de Novembro, de Realeza, e nos colégios Guilherme de Almeida e Marquês de Maricá, de Santa Izabel do Oeste.

A última escola a receber o material foi a Escola Estadual do Campo Padre Antonio Vieira, de Ampére. "A história em quadrinhos vai ser um apoio a mais para o professor, podendo ser aplicado de forma lúdica, e ainda faz referência ao próprio nome da nossa escola. O material partiu de uma projeto de pesquisa, mas que agora também é levado à comunidade", comentou a pedagoga da escola, Silvana Brancaliani Dellani.

O próximo texto a ser adaptado será o "Sermão do Advento" e, ao todo, serão confeccionados cinco sermões diferentes. Todos os HQs produzidos serão publicados no blog vieiranaveia.blogspot.com.br; o primeiro já está lá.