Projeto de extensão do Campus Realeza faz alerta sobre câncer de mama em pequenos animais
Projeto PETMAMA desenvolve atividades de conscientização, além de prestar serviços de tratamento de gatas e cadelas com alterações mamárias no Hospital Veterinário da UFFS.

Publicado em: 25 de outubro de 2021 09h10min / Atualizado em: 25 de outubro de 2021 20h10min

Neste Outubro Rosa, um projeto de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza faz um alerta importante quanto ao câncer de mama: a doença também pode acometer animais. O Projeto PETMAMA desenvolve atividades de conscientização sobre o problema, além de contribuir no diagnóstico e tratamento de gatas e cadelas com alterações mamárias no Hospital Veterinário da UFFS.

O projeto de extensão surgiu em 2019, quando foi observado o grande número de atendimentos realizados no Hospital Veterinário Universitário. Os estudos realizados em Realeza mostram que o câncer de mama é mais comum em cadelas, acometendo principalmente animais adultos e idosos. “Há necessidade de conscientização dos tutores a fim de que eles busquem atendimento nas fases iniciais da doença, quando a cura é possível e as alterações provocadas pelo câncer são menores”, destacou a professora Fabíola Dalmolin, que coordena o projeto.

Para identificar a doença, Fabíola orienta os tutores a ficarem atentos aos seguintes sinais: “as alterações mamárias inicialmente apresentam-se como bolinhas bem pequenas, do tamanho da cabeça de um alfinete e, geralmente, são firmes. Dessa forma, ao brincar com o animal, o tutor pode passar a mão em toda região das mamas tentando identificar essas alterações, que geralmente acometem animais a partir dos 6 anos de idade, sendo mais frequente em animais idosos”.

O projeto conta com redes sociais que explicam a importância da prevenção e os demais cuidados para identificar e tratar o câncer de mama. O conteúdo pode ser acessado pelo perfil de Serviço de Clínica Cirúrgica Animal da UFFS no Instagram @SCCA-UFFS e no YouTube SCCA/PETMAMA-UFFS. Ainda, desde a existência do projeto, também foram realizadas palestras com objetivo de capacitar os médicos veterinários da região quanto ao tratamento adequado da enfermidade.

De acordo com a professora, vários estudos internacionais, nacionais e outros realizados em Realeza apontam como fatores para a incidência do câncer de mama em animais o uso de medicamentos contraceptivos a base de progesterona e estrógeno – utilizados para evitar crias indesejáveis e o cio – e a exposição a agentes químicos, dentre eles os agrotóxicos. “Outros fatores como causas genéticas, radiação solar, o contato com agrotóxicos de lavouras e a alimentação não balanceada, principalmente com salsicha, bacon, entre outros, também contribuem para o surgimento da doença”, destacou.

Castração é uma das recomendações para diminuir a probabilidade do surgimento do câncer de mama em animais (UFFS/Divulgação)

O Hospital Veterinário Universitário da UFFS realiza o atendimento a animais acometidos pelo câncer de mama, bem como oferta o serviço de castração, uma das recomendações para diminuir a probabilidade do surgimento da doença. “Os tutores que têm interesse em prevenir essas alterações devem evitar o uso de anticoncepcionais e realizar a esterilização cirúrgica do seu animal. O Hospital Veterinário da UFFS consegue atender alguns casos desses, entretanto, outros veterinários da cidade e da região oferecem esses serviços. No Hospital, o atendimento é realizado no local, sendo necessária a realização de consulta prévia e exames complementares, conforme a idade do animal. O procedimento cirúrgico é realizado em horário previamente agendado com o cirurgião e o anestesista”, detalha Fabíola.

O Projeto PETMAMA é contínuo da UFFS e, na última edição, contou com a participação de 10 estudantes do curso de Medicina Veterinária, além de envolver a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal da UFFS.

O atendimento do Hospital Veterinário da UFFS é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O agendamento de consultas é realizado pelo (46) 3543-8400.

Resultados acadêmicos

As experiências do Projeto PETMAMA em promover a conscientização de tutores sobre o câncer de mama em animais foram descritas e apresentadas em dois trabalhos acadêmicos. O primeiro deles foi aceito no 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, organizado pela Universidade Federal de Santa Maria, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). O segundo foi apresentado no Seminário de Extensão 2021 da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

O trabalho "Projeto PETMAMA: A extensão promovendo a saúde única por meio da conscientização de tutores” é de autoria dos acadêmicos Vinícius Cardoso de Oliveira e Juliana Schmitz Bascherotto, e a orientação é da professora Fabíola Dalmolin.

Já o trabalho "Projeto de extensão: PETMAMA - Educação e conscientização dos tutores de Realeza/PR na prevenção, identificação e tratamento" foi produzido pelos estudantes Vinícius Cardoso de Oliveira e Eduarda Caroline Gostinski, com orientação das professoras Fabíola Dalmolin e Luciana Pereira Machado.