Projeto da UFFS estimula visitações e novos aprendizados a alunos da Educação Básica em Realeza
Alunos da Escola Mundo Encantado, do município de Santa Izabel do Oeste, visitam a UFFS – Campus Realeza

Publicado em: 20 de junho de 2018 12h06min / Atualizado em: 20 de junho de 2018 14h06min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está com um novo projeto de Extensão que busca incentivar a visitação da comunidade regional à Universidade. O projeto "UFFS de Portas Abertas" é direcionado, especialmente, aos professores e alunos da Educação Básica, desde o Ensino Fundamental ao Médio. Os visitantes também têm a oportunidade de participar de atividades práticas, de acordo com o conteúdo informado pelos professores.

Nesta quarta-feira (20), os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Mundo Encantado, do município de Santa Izabel do Oeste, estiveram no Campus Realeza para conhecer a Universidade. O grupo de sete alunos, com idades entre 8 a 9 anos, participou de uma atividade de Biologia, aprendendo a diferenciar células animais e vegetais, divisão celular, além de visualizarem diferentes tipos de bactérias e fungos no microscópio.

Atividades são ministradas pelos acadêmicos dos cursos de Graduação do Campus Realeza (Ariel Tavares/UFFS)

A turma ficou entusiasmada ao observar de muito perto células animais e vegetais e suas diferenças. "Nunca tinha mexido no microscópio e achei muito interessante", contou a aluna Laura de Ramos Pastoria, com o que todos os colegas concordaram. O aluno Pietro Cichoki complementou: "Achei muito importante conhecer mais sobre as células".

A diretora da escola, professora Daniela Cristina Trindade, comentou que a visita à UFFS proporciona um aprofundamento daquilo que é ensinado em sala de aula. "No Ensino Fundamental iniciamos o processo de aprendizado, sendo um primeiro contato com o conhecimento, mas, muitas vezes, não temos a oportunidade de apresentar de maneira prática. Aqui [na UFFS] aprofundamos esse aprendizado e estimulamos a busca pelo conhecimento, fazendo com que eles se tornem alunos pesquisadores", destacou.

Turma de alunos ficou entusiasmada ao observar no microscópio células animais e vegetais (Ariel Tavares/UFFS)

Os alunos do Colégio Estadual Padre Reus, da cidade de Pérola d'Oeste, também estiveram na Universidade, na última terça-feira (12). Aproximadamente 40 alunos do Ensino Médio participaram de atividades nos laboratórios do curso de Nutrição, Letras e Ciências Biológicas, no período noturno.

O coordenador do projeto, Bruno da Rocha Nunes, assistente em Administração na UFFS, explicou que o objetivo é criar e fortalecer os elos entre Universidade-Escola. "O projeto UFFS de Portas Abertas permite às comunidades local e regional conhecer a Instituição e suas ações, assim como transmitir à população os conhecimentos que são construídos e desenvolvidos dentro da Universidade, além de construir conhecimentos com a comunidade, por meio de trocas de experiências", ressaltou.

As atividades são ministradas pelos acadêmicos dos cursos de Graduação do Campus Realeza que atuam como voluntários. Nas atividades desta quarta-feira (20), os acadêmicos de Ciências Biológicas Caroline Somavilla, Diana Paula Perin e Alifer Palhano, e a técnica de laboratório em Biologia Ana Paula Morais Dutra prepararam as apresentações aos alunos da Escola Mundo Encantado.

Para participar das visitações, basta os professores da Educação Básica agendarem o atendimento pelo telefone (46) 3543-8309 ou pelo ramal 8346, com o coordenador do projeto, Bruno da Rocha Nunes. Os interessados também podem agendar pelo e-mail: bruno.nunes@uffs.edu.br. É muito importante que os professores informem a faixa etária dos visitantes, a série que os alunos estudam, bem como os conteúdos a serem enfatizados durante a visitação.