Projeto “Um professor lê” do Campus Realeza incentiva a leitura por meio de QR Codes
Os códigos escondem resumos das histórias publicadas no livro “Primeiras Estórias”, de João Guimarães Rosa.

Publicado em: 07 de outubro de 2022 09h10min / Atualizado em: 07 de outubro de 2022 15h10min

O projeto de extensão “Um professor lê” está propondo uma caçada literária pelo Campus Realeza. Em diferentes pontos do Campus, em escadas e rampas, foram fixados QR Codes (código de barras 2D que pode ser escaneado pela câmera fotográfica de um aparelho celular), acompanhados de ilustrações. Os códigos escondem resumos das histórias publicadas no livro “Primeiras Estórias”, de João Guimarães Rosa, enquanto as ilustrações foram baseadas nas adaptações de Luís Jardim, artista gráfico que trabalhou em parceria com o escritor.

O livro “Primeiras Estórias” é composto por 21 contos, a mesma quantidade de códigos espalhados pelo Campus Realeza. Na obra, João Guimarães Rosa constrói narrativas curtas que apresentam personagens que questionam o sentido da existência, a busca da felicidade e a necessidade do autoconhecimento.

Ao todo, são 21 códigos espalhados pelo Campus Realeza, a mesma quantidade de contos do livro “Primeiras Estórias”, de João Guimarães Rosa (UFFS/Ariel Tavares)

De acordo com o coordenador do projeto, professor Saulo Gomes Thimóteo, a iniciativa busca criar espaços de interação e descoberta da literatura. “Para muitas pessoas, a atividade da leitura de textos literários é algo ainda muito pautado pela ideia de avaliação: ‘leio um livro para responder uma prova’, e perde-se a chance de aproveitar aquela história como descoberta. Além disso, colocamos um pequeno resumo do conto, elaborado conforme o estilo de Guimarães Rosa. Assim, caso as pessoas queiram ler os contos por completo, já saberão do que se trata, podendo aproveitar a beleza de imaginar aquelas histórias contadas”, explica.

Ao ler o QR Code, também é disponibilizado ao usuário um formulário para o cadastro da descoberta. É solicitado nome completo e e-mail, sendo possível deixar um comentário sobre se leu o conto ou mesmo se descobriu algo em si mesmo, após a visão dos desenhos e da estória.

Ainda sobre a obra do escritor, Saulo faz uma reflexão sobre o estilo de escrever de João Guimarães Rosa: “A obra dele funciona como porta de acesso para outras formas de vivência, e muitos leitores podem achar que é muito difícil a leitura ou que não se identificam com o que vai ali. Mas isso dura até que se acostuma com o jeito de contar que ele tem, que mais parece de um daqueles velhos contadores de histórias, que todo mundo tem na família. Todos merecem descobrir como Guimarães Rosa sabe criar pessoas de papel com mais humanidade do que tantos que andam por aí”, destaca.

Sobre o Projeto “Um Professor lê”

Criado em 2017, o projeto “Um Professor lê” possui publicações sobre literatura e cultura no site www.umprofessorle.com.br. Nele são publicadas breves análises literárias de poemas e contos curtos, além de contar com podcasts (disponíveis também em outras plataformas de áudio) que falam sobre diferentes escritores, um deles, inclusive, sobre João Guimarães Rosa