Pibid-Letras faz de escadarias do Campus Realeza locais de literatura
As primeiras escadarias que receberam os versos dão acesso ao Laboratório 1 e ao Laboratório 3.

Publicado em: 11 de dezembro de 2018 14h12min / Atualizado em: 11 de dezembro de 2018 13h12min

Algumas escadarias do Campus Realeza tornaram-se mensageiras da literatura. Elas receberam poemas dos escritores Luís Vaz de Camões - um dos maiores nomes da poesia portuguesa - e Paulo Leminski - poeta paranaense famoso pelos seus haicais. A iniciativa partiu dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na área de Letras.

O coordenador do Pibid-Letras, professor Saulo Gomes Thimoteo, diz que ideia surgiu a partir de outras iniciativas ao redor do mundo, que fazem das escadarias locais de disseminação da arte. "Optamos por algo simples, então pintamos os versos no espelho de cada degrau. Ação nossa, do PIBID, para levar literatura, de Camões a Leminski, enquanto andamos. Devemos olhar onde pisamos...", comentou.

As primeiras escadarias que receberam os versos dão acesso ao Laboratório 1 e ao Laboratório 3. Para pintar cada verso, foi produzido um alfabeto em MDF, confeccionado pelo técnico de laboratório/mecânica, Samuel Aires Lourenço. Este ainda foi um teste para verificar a durabilidade da pintura, "mas a ideia é fazer em todas as escadas externas do Campus Realeza", explicou Thimoteo.

Galeria de Imagens: