Pibid de Letras trabalha o texto jornalístico nos colégios de Realeza

Publicado em: 19 de outubro de 2012 11h10min / Atualizado em: 20 de abril de 2017 09h04min

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Letras, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, estão levando o texto jornalístico para a sala de aula durante este mês de outubro. As oficinas são realizadas com os alunos dos Colégios Estaduais Dom Carlos Eduardo e Doze de Novembro.

Durante os encontros, os bolsistas apresentam os textos de gênero opinativo – artigo, charge, comentário, entre outros – e de gênero informativo – notícia, reportagem, fotolegenda, etc. “Ao trabalhar com esse tema, buscamos desmistificar a imagem que se construiu do jornal como um veículo de comunicação imparcial e neutro. Trabalhando essa multiplicidade de textos que há no jornal, saímos daquela ideia de que esse veículo serve apenas para informar e também buscamos um olhar crítico sobre esses textos, isso mostra que não há uma verdade única e absoluta”, explica o coordenador do programa em Letras, Clóvis Alencar Butzge.

Participante do Programa, a acadêmica da quarta fase de Letras, Eline Souza Barbosa, comenta que estar em sala de aula exercendo o papel de professora é uma experiência gratificante. “Acho que participar do Pibid é uma motivação a mais para exercer a carreira de docente, além disso estamos construindo a base para nossas futuras aulas”.

A professora da Colégio Estadual Doze de Novembro, Valéria Dolores Kohl Barbiero, que supervisiona a atividade, destaca que as oficinas funcionam como um reforço escolar para os alunos. “Os bolsistas ensinam de uma forma diferenciada, isso faz com que o aluno saia do dia a dia da sala de aula, o que desperta mais o interesse deles. Além disso, o Pibid tem uma importância social, já que as atividades repercutem entre os próprios alunos, nas famílias e na escola”.

Sobre o Pibid

O Pibid é uma iniciativa que busca o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Em Realeza, o Pibid de Letras é coordenado pelo professor Clóvis Alencar Butzge, com colaboração dos professores Saulo Gomes Thimóteo e Sérgio Roberto Massagli. Ao todo, o programa conta com 11 acadêmicos bolsistas: Alceni Elias Langner, Ana Paula Ghizzo Alves, Débora Karina Aiala, Eduardo Alves dos Santos, Eline Souza Barbosa, Ivan Lucas Borghezan Faust, Josiane Terezinha Ribeiro de Souza, Lucieli Dalcanalle, Mônica Fernanda de Paula e Tasciane Morandin da Silva. Além disso, o programa conta com a supervisão da professora Valéria Dolores Kohl Barbiero, do Colégio Estadual Doze de Novembro, e da professora Dirlaine de Oliveira, do Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo.

Para saber mais acesse o site: http://pibidletrasuffs.blogspot.com.br/