Pesquisa da UFFS pretende verificar casos de parasitoses intestinais em crianças de Realeza

Publicado em: 10 de outubro de 2012 14h10min / Atualizado em: 24 de abril de 2017 13h04min

As parasitoses intestinais são consideradas um grave problema de saúde pública, frequentemente as doenças estão associadas a quadros de diarreia crônica e desnutrição, tendo como consequência o comprometimento do desenvolvimento físico e intelectual, especialmente de crianças. Com objetivo de detectar essas doenças e realizar avaliação nutricional dessa população, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está realizando uma pesquisa que envolve os cursos de Nutrição e Medicina Veterinária, com o apoio das Secretarias de Educação e Saúde do município de Realeza.

A pesquisa intitulada “Enteroparasitos em crianças de creche pública e particular e avaliação dos fatores de risco contribuintes no município de Realeza – PR”, desenvolvida pela acadêmica Marcielly Dall Agnoll Thomé, junto ao Programa de Iniciação Científica da UFFS, tem como meta realizar o diagnóstico parasitológico e avaliação nutricional de aproximadamente 200 crianças, entre zero e 4 anos de idade.

Para pedir a colaboração dos pais na pesquisa, foi realizada uma reunião na noite de sexta-feira (5), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pingo de Gente, primeiro local onde serão recolhidas as amostras para análise. Além das crianças, o projeto propõe avaliação parasitológica de cães e gatos, no intuito de identificar possíveis parasitos que possam causar danos à saúde infantil.

De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Fagner Luiz da Costa Freitas, o estudo também busca descobrir se as parasitoses intestinais, quando diagnosticadas, estão associadas com o contato direto entre a criança e os animais, como cães e gatos. “Os animais domésticos das famílias também serão examinados, já que muitos desses parasitos são adquiridos pelo contato direto”, confirma.

A coordenadora do curso de Nutrição, Camila Elizandra Rossi, explica que a avaliação nutricional consistirá na coleta de medidas de estatura e peso dos participantes. Com base nesses dados, é possível verificar se as crianças estão se desenvolvendo adequadamente, crescendo conforme o esperado, além de avaliar se o peso está compatível com a idade e com a estatura das crianças. Essa avaliação é importante, pois as enteroparasitoses podem causar efeitos prejudiciais sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil, bem como porque representam fator importante na ocorrência das anemias por falta de nutrientes e da desnutrição .

Segundo Freitas, havendo casos confirmados de verminoses, os pais serão orientados a procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para que as crianças sejam acompanhadas e tratadas por pediatras. “A UFFS irá realizar os exames nutricionais e parasitológicos gratuitamente, então é importante que as famílias participem da pesquisa”, destaca.

Quem participou da reunião aprovou a pesquisa. É o caso da dona de casa Ângela Zanco, que elogiou o trabalho. “Achei muito importante a iniciativa, porque a universidade irá fazer o exame de graça e é sempre bom ficar de olho na saúde dos filhos”.

Procedimentos para exames parasitológicos

Cada participante irá receber um pequeno recipiente para coletar as fezes. A embalagem deve conter o nome da criança, local onde estuda e a idade. Ao coletar o material, é necessário ter cuidado para não contaminar as fezes com a urina ou água do vaso sanitário. Após o procedimento, tampar bem o frasco e entregar no próprio Cmei. O material será recolhido e, posteriormente, analisado.

No caso de cães e gatos, pode-se colher uma pequena porção das fezes recém expelidas. O recipiente deve ser identificado com o nome do animal, idade aproximada e o nome do proprietário.