Palestra sobre "Nutrição para atletas de alto rendimento" encerra Jornada Acadêmica em Realeza
Inserida ao evento, a 3ª Mostra de Pesquisa e Extensão com 39 trabalhos acadêmicos apresentados

Publicado em: 17 de maio de 2017 16h05min / Atualizado em: 18 de maio de 2017 13h05min

Foi encerrada, nesta quarta-feira (17), a 5ª Jornada Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O evento, iniciado na segunda-feira (15), contou com a participação de aproximadamente cem pessoas. A programação, organizada pela Coordenação do curso e pelo Centro Acadêmico, contou com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos.

Inserida ao evento, a 3ª Mostra de Pesquisa e Extensão teve 39 trabalhos acadêmicos apresentados nas diversas temáticas da Nutrição, como Nutrição Clínica, Nutrição Social, Ciência dos Alimentos e Alimentação Coletiva. A apresentação de trabalhos foi realizada durante os três dias do evento.

O encerramento das atividades foi com a palestra "Os Benefícios da Nutrição para atletas de alto rendimento", com a nutricionista Adarlete Terezinha Mentz da Silva, que integra a equipe multidisciplinar dos Atletas da Seleção Brasileira de Canoagem Slalom, em Foz do Iguaçu. A palestrante destacou pontos sobre tipos de alimentos, horários e quantidades adequadas para os atletas, a importância da alimentação saudável, bem como os cuidados com a suplementação alimentar.

A programação do evento incluiu ainda seis minicursos e palestras sobre educação nutricional para crianças, alimentação escolar, agricultura familiar e nutrigenômica, uma nova área no ramo da Nutrição, responsável por investigar como os nutrientes influenciam na atividade dos genes, cujo tema foi abordado pelo professor da UNICAMP, Dennys Cintra, que trouxe conceitos básicos e exemplos de como os nutrientes podem induzir doenças e/ou combatê-las.

A coordenadora do curso de Nutrição, Márcia Fernandes Nishiyama, destacou a participação do Centro Acadêmico na organização do evento, além da troca de experiências com outros profissionais da área. "O evento possibilita que os acadêmicos tenham contato com outras instituições e profissionais com diferentes formações, o que os inspira a buscar outras áreas de atuação, ou mesmo aprofundar os estudos, inseridos em programas de Especialização, mestrados ou doutorados", comentou.