Realeza: Leitura no Ensino Superior é tema de palestra promovida pelo NAP
O I Ciclo Formativo será composto por dez palestras, e as formações buscam atender temas comuns relacionados à prática docente na Universidade. A próxima formação do NAP será no dia 31 de março, com a palestra "O meu aluno 'fala errado': sobre o processo de aquisição da linguagem".

Publicado em: 14 de março de 2017 15h03min / Atualizado em: 14 de março de 2017 17h03min

Nesta segunda-feira (13), foi realizada mais uma etapa do I Ciclo Formativo do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do Campus Realeza. O evento, destinado à capacitação profissional, abordou a importância da leitura no Ensino Superior. A palestra foi ministrada pela pesquisadora na área de Linguística, Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participaram do encontro docentes e estudantes.

O I Ciclo Formativo será composto por dez palestras, e as formações buscam  atender temas comuns relacionados à prática docente na Universidade. "Neste primeiro momento, são formações mais voltadas às questões de língua, linguagem, letramento acadêmico, a inserção do aluno de acordo com demandas de leitura e escrita. Outros temas ainda serão definidos conforme as inquietações do corpo docente, por isso é importante a participação de todos", destacou a integrante do NAP, professora Aline Cassol Daga Cavalheiro.

Durante a palestra, Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti falou sobre os desafios de inserir os estudantes no contexto de leituras mais densas. "Nós, professores universitários, nos defrontamos hoje com um desafio grande: lidar com a ciência e com as leituras da esfera acadêmica-científica e a habituação dos estudantes a leituras mais breves e cotidianas. Temos de nos aproximar do estudante, compreendendo sua historicidade, mas exigindo dele que também se aproxime de nós", comentou.

A próxima formação do NAP será no dia 31 de março, com a palestra "O meu aluno 'fala errado': sobre o processo de aquisição da linguagem", que será ministrada pela professora do Campus Realeza, Sabrina Casagrande. O curso pretende desmistificar alguns mitos sobre a fala dos alunos e como os docentes podem e devem lidar com isso.