Juventude Rural: Acadêmicos conhecem ferramentas web para produção de material didático

Publicado em: 29 de outubro de 2012 14h10min / Atualizado em: 20 de abril de 2017 08h04min

Os acadêmicos do projeto de extensão “Juventude Rural e as Redes Sociais de Aprendizagem” participaram do curso de “Ferramentas web para produção de material didático”, ministrado nos dias 27 e 28 de outubro, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O projeto, financiado pelo Ministério das Comunicações por meio do Programa Apoio à Capacitação no Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Juventude Rural, conta com a participação de 25 acadêmicos dos campi Realeza, Chapecó e Erechim.

Durante os dois dias de curso, os participantes puderam conhecer diferentes softwares, como ferramentas de edição web, ferramentas de edição de áudio e vídeo, produção de tutoriais, comunicadores instantâneos e trabalho com redes sociais. Foram convidadas para ministrar o curso as professoras Cleia Scholles Gallert (Unoesc) e Fernanda Lopes Guedes (IFSUL), além da presença dos coordenadores do projeto professores Marcelo Zanetti (Campus Realeza) e Aníbal Lopes Guedes (Campus Erechim).

“Ofertamos o treinamento aos bolsistas do projeto para que depois eles possam ser multiplicadores desse conhecimento nas comunidades rurais onde vivem. Serão selecionados no total 150 jovens, divididos na região de Realeza, Chapecó e Erechim, sendo cada um de um município dessas regiões. Todos eles irão contar suas histórias na comunidade rural, mostrando que a internet é uma ferramenta importante nesse processo de construção”, comenta Zanetti.

Para a estudante de Administração do Campus Chapecó, Jéssica Lúcia Gomes dos Santos, a participação no projeto contribuiu para o desenvolvimento de novas habilidades, já que a jovem teve mais contato com a internet a partir dos cursos. “Vivendo no meio rural, temos várias dificuldades com o acesso à internet, então essa experiência veio a ajudar nisso”.

A acadêmica de Geografia, do Campus de Erechim, Ana Paula Bertotti, comenta que a rede entre as comunidades rurais está sendo construída. “Estamos conseguindo enxergar as necessidades de cada localidade rural, sendo que a partir do que aprendemos começamos a construir as redes sociais de aprendizagem”.

Juventude Rural e as Redes Sociais de Aprendizagem

De acordo com a proposta do projeto de extensão “o intuito é promover o processo inclusivo digital de jovens de unidades produtoras familiares da região sul do Brasil. Uma vez que a agricultura familiar nos estados sulistas caracteriza-se como principal fonte de renda, porém faltam estratégias que possibilitem a permanência dos jovens e, consequentemente, a continuidade destas unidades produtoras.

O projeto busca desenvolver metodologias para a formação de jovens do campo, nas diferentes linguagens e técnicas da informática e seus mecanismos comunicacionais, por meio de artefatos multimidiáticos que permitam reverter este quadro, melhorando as condições de vida em nível social e reduzindo o êxodo rural”.