Inscrições para Especialização em Ensino de Língua e Literatura da UFFS encerram-se dia 22 de setembro
Curso é ofertado no Campus Realeza e são destinadas 30 vagas.

Publicado em: 14 de setembro de 2017 13h09min / Atualizado em: 14 de setembro de 2017 17h09min

Com a oferta de 30 vagas, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está com inscrições abertas até o dia 22 de setembro. O curso é gratuito e é destinado aos profissionais portadores de diploma de curso de nível superior na área de Letras.

Os interessados devem efetuar a inscrição pessoalmente ou por meio de procuração devidamente reconhecida em cartório. O local de inscrição é a Secretaria de Pós-Graduação do Campus Realeza-PR, Sala 126, Bloco dos Professores. Também há possibilidade de encaminhar a inscrição pelos Correios, exclusivamente via Sedex.

Sobre a seleção

De acordo com o Edital nº 795/GR/UFFS/2017, o processo de seleção dos candidatos tem três etapas: a primeira (eliminatória) consiste na análise da documentação entregue no ato da inscrição; a segunda é a analise do currículo (classificatória) e do pré-projeto (eliminatória e classificatória); e a última, uma entrevista, a qual está prevista para o período de 4 a 11 de outubro.

Sobre a seleção, a coordenadora do curso, professora Sabrina Casagrande, comenta que no próprio edital há um modelo de pré-projeto que inclui itens básicos de um projeto de pesquisa. “A temática do pré-projeto deve se enquadrar em uma das sublinhas de pesquisa, indicadas no Anexo IV, do edital. Por exemplo, se o candidato tem interesse em desenvolver um projeto voltado ao ensino de gramática na escola, ele desenvolverá o pré-projeto considerando referências nesta temática e indicará sua filiação à sublinha 5”, detalha.

A coordenadora ressalta ainda que a etapa de entrevista será realizada com base no que o candidato apresentou no pré-projeto. “Pode-se solicitar que o candidato fale um pouco mais do projeto, pode-se fazer alguma pergunta sobre a metodologia ou o cronograma, ou mesmo pode-se perguntar sobre a escolha das referências e a possibilidade de adequação do projeto. Essa adequação diz respeito, por exemplo, ao que o candidato deseja e o que o professor pode orientar”, explica Casagrande.

Aulas

As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O início das aulas está previsto para o dia 2 de dezembro de 2017.

O curso totaliza 425 horas, sendo ofertadas disciplinas como "Linguagem, sociedade e subjetividade", "Tópicos em Estudos Literários", "Texto, discurso e ensino", " Leitura e formação do leitor", entre outras.