Publicado em: 30 de setembro de 2024 14h09min / Atualizado em: 01 de outubro de 2024 16h10min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foi palco do II Seminário de Letramentos Acadêmico-Científicos (SELAC), realizado nos dias 26 e 27 de setembro. O evento, que contou com a participação de mais de 200 inscritos, entre presenciais e on-line, reuniu pesquisadores de 11 Instituições de Ensino Superior do Paraná, com destaque para a presença de especialistas renomados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem no Brasil.
Durante o seminário, foram apresentados diversos trabalhos, agrupados em três eixos principais: Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores; Experiências e Práticas Pedagógicas; e Currículo e Políticas Educacionais. Esses temas proporcionaram reflexões e debates sobre as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados no campo da educação e letramento.
Conferência de Abertura com a participação da Profa. Dra. Juliana Alves Assis (PUC-Minas) e mediada pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (LILA/UEL)
A avaliação do evento foi extremamente positiva, de acordo com uma das organizadoras, a professora da UFFS Márcia Adriana Dias Kraemer. Nessa edição, o tema central das discussões foi "Múltiplos Olhares e Práticas Globalizadas de Pesquisa”. “As diversas atividades, como conferências, comunicações coordenadas, mesa de debate, roda de conversa, mostras culturais e painel de pesquisa, oportunizaram a reflexão e o debate sobre delimitações temáticas diversas e múltiplas ações inseridas nos eixos da formação inicial, continuada e permanente de professores; experiências e práticas pedagógicas; currículo e políticas educacionais”, comentou Kraemer.
Um dos destaques do seminário foi a conferência de encerramento, conduzida por Fabiana Komesu, da Unesp, que abordou o papel crucial do letramento na formação de sujeitos críticos e reflexivos, essenciais no combate à desinformação. De acordo com a pesquisadora, o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita possibilita que os indivíduos compreendam o volume crescente de informações e desinformações, ressaltando ainda que o processo de leitura é social e também necessita de debates qualificados para a construção de conhecimento.
Além das atividades acadêmicas, o evento também abriu espaço para a interação com os estudantes da Educação Básica. No dia 26 de setembro, o SELAC recebeu a visita de 60 estudantes do Colégio 12 de Novembro, de Realeza, que participaram das atividades do seminário, além de conhecerem a estrutura da Universidade e os cursos disponíveis para ingresso.
Ao final do evento, foi anunciado que a próxima edição do III SELAC será realizada em 2025, nos campi da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Londrina. A coordenação geral do evento é do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), da UEL, através da professora Vera Lúcia Lopes Cristovão.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03 de outubro de 2024
Nossa UFFS
03 de outubro de 2024
Cerro Largo
03 de outubro de 2024
Cerro Largo