Hospital Veterinário Universitário da UFFS volta a atender urgências e emergências a partir do dia 4 de maio
O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Caso o tutor tenha dúvidas sobre o quadro do animal, pode ligar para (46) 3543-8400.

Publicado em: 30 de abril de 2020 10h04min / Atualizado em: 30 de abril de 2020 11h04min

Os atendimentos de urgência e emergência voltarão a ser realizados pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A retomada das atividades será a partir do dia 4 de maio, sendo levadas em consideração as medidas de prevenção em relação à pandemia de COVID-19, bem como regulamentações acerca da atividade essencial visando à saúde animal.

Entre as orientações para utilização do serviço estão a presença de um único acompanhante para o paciente (animal), a higienização das mãos e utilização de máscara pelo usuário (tutor), a manutenção da distância de 1,5 metro entre pessoas. Também é destacado que o tutor avalie se o atendimento de seu animal é realmente necessário nesse momento, pois as autoridades sanitárias recomendam que as pessoas permaneçam em casa.

O horário de atendimento será das 8h às 12h e de 13h30 às 17h30. Caso o tutor tenha dúvidas sobre o quadro do animal, pode ligar para (46) 3543-8400. Os atendimentos são por ordem de chegada e de acordo com a urgência do quadro, avaliado pelo médico veterinário atendente.

Atendimentos são por ordem de chegada e de acordo com a urgência do quadro (Arquivo UFFS/Ascom-RE)

O superintendente do hospital, professor Gentil Ferreira Gonçalves, também explicou sobre a retomada dos atendimentos de urgência e emergia. “A assistência veterinária faz parte dos serviços de saúde única, por isso a decisão por retornar as atividades, pelo menos para os quadros de urgência e emergência. Esses quadros clínicos são caracterizados pelo risco iminente à integridade física do animal e/ou a sua vida ”, ressaltou.

A Superintendência do Hospital Veterinário Universitário também apresentou recomendações aos servidores que atuarão nos atendimentos de urgência e emergência, alertando sobre cuidados de higiene dos espaços e distanciamento. Os servidores irão atuar em regime de escala presencial, sendo o restante da carga horária distribuída em atividades remotas, com objetivo de promover a menor circulação de pessoas no ambiente hospitalar veterinário.

Confira o Ofício-Circular sobre a retomada dos atendimentos no Hospital Veterinário Universitário da UFFS.