Grupo de Estudos de Narrativas Televisivas tem primeiro encontro
O grupo de estudos é aberto a toda comunidade e os encontros serão quinzenais, sendo que a próxima reunião será dia 12 de abril

Publicado em: 30 de março de 2017 14h03min / Atualizado em: 30 de março de 2017 14h03min

Na quarta-feira (29), foi realizado o primeiro encontro do Grupo de Estudos de Narrativas Televisivas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A intenção do grupo é formar um espaço amplo de discussão, explorando aspectos da composição de imagens, análise de personagens, desenvolvimento da construção narrativa, entre outros. Participaram da primeira reunião estudantes do curso de Letras, além de professores e servidores técnico-administrativos.

O grupo definiu duas séries a serem analisadas: Westworld e Prison Break. A cada novo encontro será exibido um episódio da primeira série, com posterior análise em grupo, sendo que, paralelamente, os participantes assistirão a segunda proposta. Assim, ao final das exibições de Westworld, os participantes farão, também, a discussão sobre Prison Break.

"A partir da exibição de cada episódio, os participantes discutirão: os elementos que compõem a cena e que possuem significação para auxiliar a construção da narrativa; como os personagens são apresentados, que informações são lançadas aos espectadores e como elas se comprovam na sequência dos episódios; como se dá a construção narrativa das cenas, como elas se conectam, como o arco narrativo se estabelece", explicou o professor Saulo Gomes Thimoteo, mediador do grupo.

Entre os participantes, estava a acadêmica do curso de Letras, Marina Maria Conchy Rodrigues, que elogiou a iniciativa. "A proposta é muito interessante, pois nos colocamos como receptores/leitores ao assistir uma série. Assim, cada um tem uma perspectiva diferente sobre o que assistiu e quando debatemos essas divergências, influencia na nossa própria interpretação. O debate no grupo de estudos irá ajudar a pensar de que maneira posso levar essas discussões e reflexões para sala de aula, pois meus alunos também assistem séries", detalhou.

A participação no grupo de estudos é aberta a toda comunidade.  Os encontros são quinzenais, sendo que a próxima reunião será dia 12 de abril, sempre no horário das 15h às 17h. Os encontros ocorrem nas dependências do Campus Realeza.