Exposição de materiais didáticos e avaliação marcam evento do PIBID e Residência Pedagógica em Realeza
Mostra foi montada no Saguão do Bloco A e apresentou diferentes materiais didáticos desenvolvidos pelos acadêmicos dos cursos de Letras, Ciências Biológicas, Física e Química

Publicado em: 11 de dezembro de 2019 16h12min / Atualizado em: 13 de dezembro de 2019 11h12min

Para marcar o encerramento das atividades, os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP) do Campus Realeza promoveram um evento nesta terça-feira (10). O encontro destacou a importância dos materiais didáticos no processo de aprendizagem, além de reunir uma mostra produzida pelos acadêmicos e professores ao longo do ano. Palestra, apresentação cultural, rodas de conversa e uma avaliação dos programas também marcaram o evento que contou com a participação de, aproximadamente, cem pessoas.

A mostra foi montada no Saguão do Bloco A e apresentou diferentes materiais didáticos desenvolvidos pelos acadêmicos dos cursos de Letras, Ciências Biológicas, Física e Química do Campus Realeza, que integram os programas. Foram expostos cartazes, entrevistas, relatórios de atividades, livros, poesias, maquetes, jogos didáticos, fotografias. Parte desses recursos foi feita com materiais recicláveis e de baixo custo. Também havia experimentos de fácil realização, além de outros recursos que apostaram na interação.

Parte dos recursos didáticos foi feita com materiais recicláveis e de baixo custo (UFFS/Ariel Tavares)

Presente no evento, o coordenador institucional do PIBID, Elsio José Corá, destacou a qualidade do trabalho desenvolvido em Realeza e nos demais campi da UFFS, bem como o fortalecimento de laços entre Universidade e escolas, também presente na RP. “Quando levamos os licenciandos às escolas para conhecerem o funcionamento e os demais professores, acrescentamos elementos importantes para a formação desse futuro professor. Contando estudantes, coordenadores, supervisores e preceptores de todos os campi, a UFFS tem, aproximadamente, mil bolsistas, somando os participantes dos dois programas. Esse envolvimento possibilita criar relações duradouras e profundas com a comunidade dos territórios”, enfatizou.

No Campus Realeza, cerca de 110 estudantes são bolsistas do PIBID e da RP. A atuação dos acadêmicos é realizada em sete colégios nos municípios de Santa Izabel do Oeste, Capanema, Planalto, Ampére e Realeza. Uma dessas bolsistas é Diana Paula Perin, acadêmica do curso de Ciências Biológicas, que fala sobre sua experiência na RP. “Acho esse programa importante, pois participamos ativamente da rotina escolar, diferente do que acontece nos estágios proporcionados durante o curso. Esse tempo extra que temos na escola acrescenta na nossa formação como professores, nos prepara melhor para os desafios, nos aproxima dos alunos, e os resultados desse trabalho são motivadores”, explicou.

Evento contou ainda com palestra, apresentação cultural e rodas de conversa (UFFS/Ariel Tavares)

Pela manhã, o evento contou com a palestra da professora da Universidade Federal de Santa Maria Carolina Fernandes Alves Partoriza, que apresentou diferentes aplicativos para a produção de materiais de ensino, como editores gratuitos de imagem, texto, áudio e vídeo. À tarde, foram realizadas rodas de conversa para a discussão de temáticas, como inclusão, recursos didáticos, limites de aprendizagem, relação professor-aluno e interação entre escola, universidade e comunidade.

Sobre os relatos nas rodas de conversa, a professora Sandra Wirzbicki, uma das colaboradoras da Residência Pedagógica, apontou que as palavras escolhidas para definirem as ações empreendidas foram “transformação, empatia, coletividade, diversidade e desafio, as quais transmitem todo o processo vivido nos programas”.