Evento marca início das atividades do Curso de Especialização em Ciências Naturais e Sociedade
Sobre o curso de Especialização, o coordenador o professor Jackson Luis Martins Cacciamani, comentou sobre as expectativas e os novos desafios. Uma das apostas para o futuro é a organização de uma proposta de Mestrado.

Publicado em: 10 de abril de 2017 14h04min / Atualizado em: 10 de abril de 2017 15h04min

Para marcar o início das atividades, o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências Naturais e Sociedade (PPGECNS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) — Campus Realeza promoveu uma Aula Magna, na noite da última sexta-feira (7). Em debate, estavam as relações entre a alfabetização científica e o ensino de Ciências. A comunidade acadêmica lotou o Auditório do Bloco dos Professores, local onde foi realizado o evento.

A Aula Magna foi ministrada pela professora Rosana Franzen Leite, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Toledo-PR. A palestrante fez considerações sobre Alfabetização Científica, abordando estudos e pesquisas que repercutem na formação inicial e continuada de professores da área de Ciências Naturais.

Sobre o curso de Especialização, o coordenador, Jackson Luis Martins  Cacciamani, comentou sobre as expectativas e os novos desafios. "A ideia é que o curso fomente discussões sobre a formação de professores de Ciências, articulada com as demais área do conhecimento. Temos pós-graduandos das mais diferentes áreas das Ciências, por isso acreditamos que será um diálogo muito interdisciplinar, o que será verificado nos componentes curriculares ou mesmo nas pesquisas que ainda surgirão", enfatizou.

Uma das apostas para o futuro é a organização de uma proposta de Mestrado, como destacou Cacciamani. "Nossa intenção, ao longo do tempo, é conseguir organizar uma proposta de Mestrado, seja na Educação em Ciência ou em Educação Ambiental, o foco ainda não está definido e precisa de maior discussão, mas temos a perspectiva de conseguir contemplar uma diversidade de áreas, especialmente no aspecto de formação de professores, estreitando ainda mais os laços entre Escola e Universidade", detalhou.