Dia do Químico é comemorado com palestra no Campus Realeza
Cerca de 60 pessoas participaram do evento que contou ainda com a apresentação dos principais pesquisadores na área.

Publicado em: 19 de junho de 2019 13h06min / Atualizado em: 21 de junho de 2019 14h06min

Para celebrar do Dia do Químico, comemorado no dia 18 de junho, acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza organizaram uma palestra, na noite desta terça-feira (18). Cerca de 60 pessoas participaram do evento que contou ainda com a apresentação dos principais pesquisadores na área e suas contribuições para o avanço da Ciência.

Professora Adriana Simane Camera falou sobre sua trajetória acadêmica (Ariel Tavares/UFFS)

Com objetivo de incentivar a formação acadêmica dos estudantes, a professora da UFFS Adriana Simane Camera trouxe a palestra “Da licenciatura em Química à pesquisa: uma odisseia científica”, contando sua trajetória acadêmica, partindo da graduação até o doutoramento na Universidade Federal de Santa Catarina, falando sobre os projetos de pesquisas desenvolvidos e o acúmulo de experiências na área da docência. “A palestra mostrou que o caminho até aqui não é fácil, é necessário persistência e motivação”, comentou.

Os acadêmicos também apresentaram alguns nomes importantes na área da Química, como a bioquímica britânica Dorothy Crowfoot Hodgkin, ganhadora do Prêmio Nobel de Química, em 1964; o químico alemão August Kekulé, que inovou o emprego de fórmulas em Química Orgânica; o químico russo Dmitri Mendeleiev, criador da primeira versão da tabela periódica; entre outros.