Curso de Química do Campus Realeza comemora Dia dos Professores com rodas de debate
Rodas de conversa foram realizadas na terça (17) e quarta-feira (18)

Publicado em: 20 de outubro de 2017 10h10min / Atualizado em: 20 de outubro de 2017 10h10min

Para celebrar o Dia dos Professores (15 de outubro), o curso de Química do Campus Realeza fez várias rodas de conversa na terça (17) e quarta-feira (18). Os debates abordaram a identidade dos professores de Química, a interação entre professores e licenciandos e o processo de reformulação do curso.

Coordenando a atividade, o professor Jackson Cacciamani explicou que historicamente o curso sempre promoveu reflexões no Dia do Químico (18 de junho), no entanto conversas sobre a profissão da docência ainda não haviam sido feitas formalmente. "Nossa ideia é tentar fazer esse movimento, não somente problematizando nossa profissão quanto professores, mas também agregar nesse debate os licenciandos e professores da Educação Básica, especialmente no cenário que estamos vivendo no Brasil hoje, que é muito complexo", destacou.

O evento contou ainda com a participação de ex-alunos que apresentaram relatos de experiência. Alguns enviaram vídeos com relatos sobre suas atividades após concluírem o curso de Química. "Há os que estão vivenciando processos de Pós-Graduação em Maringá-PR, São Paulo-SP e Pelotas-RS e, ao mesmo tempo, estão em sala de aula. Outros seguiram caminhos diferentes, como um egresso que optou em fazer o curso de Medicina, no Paraguai, realizando um sonho pessoal. O mais importante é que estejam realizados profissionalmente", comentou Cacciamani.

Outro aspecto importante abordado foi a reformulação do curso. "O Núcleo Docente Estruturante tem se reunido semanalmente e estamos propondo diversas reformulações, não apenas devido às novas diretrizes curriculares nacionais, mas também do que emergiu no Fórum das Licenciaturas que ocorreu em todos os campi da UFFS", explicou Cacciamani.