Curso de Medicina Veterinária da UFFS fica em primeiro lugar do Brasil no Enade
16 cursos obtiveram conceito 5, sendo que o curso de Medicina Veterinária da UFFS ficou em primeiro lugar do ranking nacional

Publicado em: 13 de setembro de 2017 11h09min / Atualizado em: 13 de setembro de 2017 11h09min

Com apenas oito anos de história na região Sudoeste do Paraná, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza foi avaliado com conceito 5, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. O desempenho dos 43 estudantes avaliados, e que hoje estão formados, foi tão expressivo que colocou o curso no primeiro lugar do ranking nacional.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Susana Regina de Mello Schlemper, o exame avaliou 4.301 cursos de instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil. "Deste total, foi registrada a participação de 179 cursos de Medicina Veterinária, dos quais 16 cursos obtiveram conceito 5, sendo que o curso de Medicina Veterinária da UFFS ficou em primeiro lugar. Considerando todos os cursos das áreas da Saúde e das Agrárias avaliados, ficamos no 15º lugar geral", detalhou.

Esta foi a primeira vez que o curso foi avaliado no Enade e, recentemente, foi condecorado com cinco estrelas no Guia do Estudante Abril. "A caminhada para a conquista do expressivo resultado dos alunos no Enade iniciou quando estes alunos ingressaram na UFFS. O corpo docente do curso é qualificado, e o comprometimento, a seriedade, a dedicação, foram fundamentais para  formação destes estudantes. Os nossos alunos mostraram-se preparados, maduros, competentes, colocando nosso curso no topo do ranking nacional", enfatizou Schlemper.

Entretanto, a ótima colocação no exame traz novos desafios: "A partir de agora, a nossa responsabilidade aumenta e muito, pois temos que manter a qualidade de ensino, preparando alunos para a vida profissional, sempre com o mesmo conceito obtido em nossa primeira participação no Enade. Os 43 alunos do curso de Medicina Veterinária da UFFS que participaram do exame em 2016 merecem nossos aplausos, por terem enfrentado este último desafio obrigatório e por terem superado as expectativas", ressaltou Schlemper.