Curso de Medicina Veterinária da UFFS – Campus Realeza apresenta seis trabalhos em encontro nacional
Os seis trabalhos apresentados no evento mostram algumas doenças que afetam o rebanho leiteiro da região Sudoeste do Paraná, entre elas a leucose, uma enfermidade causada por um vírus que provoca o aparecimento de tumores nos animais.

Publicado em: 25 de outubro de 2012 19h10min / Atualizado em: 20 de abril de 2017 08h04min

No meio veterinário, a necropsia pode confirmar, esclarecer, modificar ou estabelecer o diagnóstico da morte de um animal. Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, os acadêmicos de Medicina Veterinária realizam o procedimento por meio das aulas de Patologia. O resultado desse trabalho está sendo apresentado nesta semana durante o 7º Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário (Endivet), realizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no período de 23 a 26 de outubro.

Os seis trabalhos apresentados no evento mostram algumas doenças que afetam o rebanho leiteiro da região Sudoeste do Paraná, entre elas a leucose, uma enfermidade causada por um vírus que provoca o aparecimento de tumores nos animais. Os trabalhos contam com a orientação da professora de patologia veterinária, Fabiana Elias, sendo desenvolvidos com o auxílio do Programa de Educação Tutorial (PET) de Medicina Veterinária, que é coordenado pelo professor Adolfo Firmino da Silva Neto.

“Fizemos o levantamento nas propriedades rurais, tentando descobrir quais os fatores que provocam o surgimento da doença. A partir disso, temos conhecimento de quais doenças estão presentes na região. Assim, é possível fazer um controle e uma profilaxia [prevenção] dessas enfermidades, já que os resultados são fornecidos aos produtores e eles mesmos buscam sanar os problemas no rebanho”, explica a professora Fabiana.

Para os acadêmicos, participar do estudo é importante já que não há uma estimativa das principais doenças que afetam o rebanho leiteiro na região Sudoeste do Paraná. “É importante trazer esse diagnóstico aos produtores, pois muitas vezes eles acabam perdendo os animais não entendendo as causas disso”, comenta o acadêmico da sexta fase Fabricio Bernardi.

A acadêmica Mayane Faccin destaca que a pesquisa contribuiu para a prevenção. “A agricultura familiar possui rebanhos muito pequenos, então contribuímos para evitar perdas, assim os produtores não têm prejuízos”.

Os trabalhos são apresentados pelos acadêmicos: Mayane Faccin, Doglas Lunardi, Fabricio Bernardi, Marina Possa, Thiago Henrique Bellé, Carla Sordi Furlanetto e Tiago Henrique Fronchetti.

Confira o nome dos trabalhos apresentados:

  • Leucose bovina enzoótica no Sudoeste paranaense: resultados preliminares
  • Euritrematose em bovinos de leite

  • Retículo-peritonite e retículo-pericardite traumática em bovinos de leite

    Endocardite valvar esquerda em um bovino

          Diagnóstico post mortem em bovinos leiteiros no sudoeste paranaense

  • Surto de intoxicação por Solanum sp. no Sudoeste do Paraná

Para mais informações sobre o Endivet, acesse: http://www.endivet2012.com.br/