Curso de Letras do Campus Realeza promove VIII Semana Acadêmica
O evento tem como proposta discutir os diferentes processos de aprendizagem, focando aspectos de ensino, pesquisa, inclusão, análise e apreciação estética

Publicado em: 26 de abril de 2019 08h04min / Atualizado em: 29 de abril de 2019 16h04min

Entre os dias 8 e 11 de maio, o curso de Letras: Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove sua VIII Semana Acadêmica. O evento tem como proposta discutir os diferentes processos de aprendizagem, focando aspectos do ensino, pesquisa, inclusão, análise e apreciação estética. A programação inclui palestras e oficinas abertas a toda a comunidade acadêmica e regional.

Para a abertura, no dia 8 de maio, haverá um debate sobre as "Representações da luta pela terra no Sudoeste do Paraná na literatura e outras  artes". Os palestrantes são os professores Claércio Ivan Schneider (UNIOESTE – Marechal) e Antonio Marcos Miskyw (UFFS – Realeza), e o mestrando João Marcelo Zanoni Gomes (UFPR – Curitiba). A mediação será do professor Marcos Roberto Silva (UFFS – Realeza).

Outras atividades da VIII Semana Acadêmica de Letras incluem cinedebates, oficinas sobre processo de pesquisa, leituras e análises de narrativas cinematográficas, estética e edição de vídeo, e palestras que abordarão as possibilidades de pesquisa na literatura infanto-juvenil, inclusão e saúde mental na vida acadêmica.

A programação ainda inclui apresentações culturais com o Grupo de Teatro La broma, que apresenta o espetáculo "Turma da Intervenção", uma adaptação do texto "Marcelo Marmelo Martelo", da escritora Ruth Rocha. No saguão do Bloco dos Professores, também haverá a exposição da instalação artística "Punctum docente: o que se olha ou quem olha", com fotos e vídeos sobre o ofício docente. A instalação será montada pelos  alunos do curso de Especialização em "Ensino de Língua e Literatura" da UFFS, pela disciplina de Literatura e outras artes, dos professores Ana Carolina Teixeira Pinto e Marcos Silva.

No dia 11 de maio, no encerramento das atividades, serão realizadas oficinas de formação de leitores para crianças de zero a seis anos de idade e alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. As oficinas, gratuitas, são abertas ao público e serão ministradas pelos alunos do curso de Especialização em "Ensino de Língua e Literatura". As atividades acontecem no período da tarde, a partir das 13h30, nos laboratórios do Campus Realeza.

Inscrições

Os interessados em participar da VIII Semana Acadêmica de Letras da UFFS, organizada pela Coordenação de Curso e Centro Acadêmico, devem preencher o formulário de inscrição on-line.

A confirmação da inscrição será efetivada com o pagamento da taxa de participação que é de R$ 20,00. Os pagamentos serão recebidos no 4° andar do Bloco A, durante os intervalos das aulas pelos integrantes do Centro Acadêmico de Letras Frida Kahlo, nos dias 3, 6 e 7 de maio.

Confira a Programação da VIII Semana Acadêmica de Letras:

Dia 08/05 - Quarta-feira

19h às 22h30 – Mesa Redonda: “Representações da luta pela terra no sudoeste do Paraná na literatura e outras  artes”

Convidados: Mestrando João Marcelo ZanoniGomes (UFPR – Curitiba), Prof. Dr. Claércio Ivan Schneider (UNIOESTE – Marechal) e Prof. Dr. Antonio Marcos Miskyw (UFFS – Realeza)

Mediador: Prof. Dr. Marcos Roberto Silva (UFFS – Realeza)

Dia 09/05 – Quinta-feira

08h às 11h30 – Cinedebate: “A Revolta”

Convidados: Mestrando João Marcelo Zanoni Gomes(UFPR/Curitiba),  Prof. Dr. Antonio Marcos Miskyw (UFFS – Realeza)

Mediador: Prof. Dr. Marcos Roberto Silva (UFFS – Realeza)

Local: Casa da Cultura de Realeza

Atividades paralelas:

19h às 22h30 – Oficina: “Será que deu match? Entre crushs, rolês e relacionamentos sérios com um tema de pesquisa”

Convidada: Profa. Dra. Mariane Inês Ohlweiler (UFFS – Realeza)

Local: Auditório do Bloco A

19h às 22h30 – Oficina: “Leituras e análises de narrativas cinematográficas”

Convidado: Prof. Dr. Saulo Gomes Thimoteo (UFFS – Realeza)

Dia 10/05 – sexta-feira

14h às 18h – Oficina: “Estética de edição de vídeo”

Convidados: Prof. Dr. Marcos Roberto Silva (UFFS – Realeza) e Prof. Dra. Ana Carolina Teixeira Pinto (UFFS – Realeza)

Local: Laboratório 107

19h – Apresentação Artística: "Turma da Inventação" (Grupo de Teatro La broma)

Local: Auditório do Bloco dos Professores

19h30 às 22h30 – Mesa-redonda: “Literatura Infanto-Juvenil e suas possibilidades de pesquisa”

Convidadas: Ma. Vanessa Borella da Rosse Profa. Dra. Daniela Bunn (UFSC)

Mediadora: Profa. Dra. Ana Carolina Teixeira Pinto (UFFS – Realeza)

Dia 11/05 – sábado

08h às 11h30 – Mesa-redonda: “Inclusão e saúde mental na vida acadêmica”

Convidados: José Ricardo Furquim (Consultório de Psicologia Dr. José Ricardo Furquim) e Prof. Ma. Carmen Elisabete de Oliveira (UFFS – Realeza)

Mediadora: Profa. Dra. Sabrina Casagrande (UFFS – Realeza)

13h30 às 15h30 – Oficinas de formação de leitores

(atividades paralelas)

Oficina para pequenos leitores de zero a três anos

Oficina para pequenos leitores de três a seis anos

Oficina para formação de leitores de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental ;

Oficina para formação de leitores de alunos nos anos finais do Ensino Fundamental;

Ministrantes: Alunos do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua e Literatura

Local: Laboratórios 103, 105, 106 e 107

15h30 às 17h – Piquenique de livros