Curso de Física do Campus Realeza promove X Semana Acadêmica
Atividades do evento ocorrem de 24 a 27 de outubro.

Publicado em: 05 de outubro de 2022 16h10min / Atualizado em: 06 de outubro de 2022 13h10min

No final do mês de outubro, o curso de Física da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoverá sua X Semana Acadêmica (SAFís). O evento, que será realizado de 24 a 27 de outubro, tem como objetivo promover a socialização e a divulgação de conhecimentos de Física, Ciência e  Educação entre estudantes da graduação, docentes, técnicos, além de pessoas interessadas pela divulgação científica.

Para confirmar a participação, basta preencher o formulário disponível no site: bit.ly/xsafisuffs. Serão aceitas inscrições até o dia 17 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 5, porém é gratuita para alunos da educação básica.

A programação do evento inclui palestras sobre o papel da Física nas ciências forenses, a aplicação de sensores ópticos, metodologias para o ensino de física e cosmologia. Também serão realizadas duas oficinas sobre a elaboração de jogos didáticos com a utilização do jogo Minetest e o uso de drones.

Pint of Science

Inspirado no festival mundial Pint of Science, que promove conversa com pesquisadores em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares, a X SAFís também irá promover uma conversa sobre etnoastronomia no dia 26 de outubro, a partir das 19h30, no Espetinho do Fernando.

O professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Paulo Souza da Silva irá apresentar essa área da astronomia que estuda saberes celestes elaborados por povos antigos. Com projetos voltados à astronomia itinerante e à etnoastronomia dos índios Guarani da região da Grande Dourados/MS, o professor abordará os conhecimentos sobre os astros do céu noturno desenvolvidos pelos povos indígenas originais do Brasil.

Confira a programação da X SAFís:

24/10 – Segunda-feira

Local: Auditório do Bloco dos Servidores

19h: Cerimônia de Abertura

19h20 às 20h40: Palestra Ciências Forenses e a Física: da sala à cena – Rodrigo Guerra (Perito Criminal da Polícia Científica do Paraná e professor da FAG)

20h40 às 21h10: Intervalo

21h10 às 22h30: Palestra Fibra óptica e suas aplicações como sensores – Professor Ivo de Lourenço Jr (UTFPR/Pato Branco)

25/10 – Terça-feira

Local: Auditório do Bloco dos Servidores

19h10 às 20h30: Palestra Metodologias Ativas aplicadas no Ensino de Física. O que são? Como utilizar em sala de aula? Como avaliar? - Professora Mara Fernanda Parisoto (UFPR/Palotina)

20h30 às 21h: Intervalo

21h às 22h20: Palestra Cosmologia: a ciência do Universo – Professor Dennis Fernandes Alves Bessada (UFFS/Realeza)