Curso de Extensão do Campus Realeza aborda boas práticas de alimentação em Santa Izabel do Oeste

Publicado em: 06 de novembro de 2012 11h11min / Atualizado em: 20 de abril de 2017 08h04min

Com o objetivo de habilitar pessoas para boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos, duas bolsistas e uma voluntária do projeto de extensão do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza estiveram na segunda e na terça-feira (5 e 6), na cidade de Santa Izabel do Oeste. As estudantes ministraram palestras para cerca de 30 participantes, entre eles, donas de casa, merendeiras de escolas e creches da cidade, além de agricultores e fabricantes de embutidos.

Segundo a coordenadora Camila Elizandra Rossi, a produção de alimentos exige cuidados com a manipulação. “As palestras abordaram temas como higiene do manipulador e do ambiente e a estrutura do local onde ocorre a fabricação. Por exemplo, caso um agricultor queira investir em um empreendimento, nós oferecemos uma noção de espaço físico adequado no processo de produção dos alimentos”, destaca.

No primeiro dia do encontro, as acadêmicas enfatizaram as práticas de trabalho do manipulador, a higiene do local, o uso e os cuidados com os equipamentos utilizados na fabricação de alimentos, o ambiente interno e externo de acordo com a legislação vigente. Na sequência, foram discutidos temas como recepção, transporte e armazenagem dos alimentos. Nesse segundo dia de atividades, as bolsistas criaram um teatro, evidenciando práticas erradas que geralmente ocorrem nas cozinhas, sendo que os participantes apontavam os erros cometidos na encenação.

De acordo com a bolsista e acadêmica do sexto período de Nutrição Jakeline Franz, esses encontros serviram como troca de experiências. “A gente vem com a parte teórica e eles com a prática. É uma realidade bem contrastante, pois eles perguntam e opinam, esse é o bom do projeto”, explica.

A agricultora de Santa Izabel do Oeste, Maria Alice Brunkhorst, avalia que as palestras ajudam a mudar velhos hábitos. Ela ainda diz que o trabalho entre os participantes e a Universidade é muito importante. “Tudo que você faz para melhorar seu conhecimento reverte-se em benefício para a comunidade, e o papel da UFFS nesse processo vem sendo gratificante”, comenta a agricultora.

Para o produtor de embutidos Pedro Lemos dos Santos, o objetivo desse encontro é o conhecimento adquirido. “As pessoas que estão participando já possuem algum conhecimento na área, mas tudo que você faz para melhorar o produto, ganha o produtor e aquele que consome também”, enfatiza.

Merendeira de uma creche, Cleide Aparecida Mroczkoski, disse ser muito proveitoso esse tipo de curso. “São práticas que muitas vezes a gente sabe, mas por descuido ou pressa acabamos esquecendo”. A merendeira ainda destaca a importância do projeto, pois repassa informações que muitas vezes não são reparadas, além disso, a presença das acadêmicas faz com que os participantes tomem mais cuidado ao lidar com os alimentos.

Na segunda e terça-feira da próxima semana (12 e 13) é a vez da cidade de Capanema receber os encontros oferecidos pelo curso de Nutrição da UFFS – Campus Realeza.