Cerca de 80 pessoas participam de atividades do VI Congresso Paranaense de Educação Química em Realeza
Palestras e minicursos buscaram apresentar diferentes práticas pedagógicas baseadas na literatura, música, teatro e outras linguagens artísticas.

Publicado em: 23 de setembro de 2019 17h09min / Atualizado em: 23 de setembro de 2019 17h09min

Discutir a formação de professores da área da Química aliada à arte e à literatura, essa foi a temática trabalhada em diversos momentos do VI Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI) sediado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Cerca de 80 pessoas participaram das palestras e minicursos que buscaram apresentar diferentes práticas pedagógicas baseadas na literatura, música, teatro e outras linguagens artísticas para o ensino de Química.

As atividades do CPEQUI iniciaram na última quinta-feira (19), quando houve a palestra "Interação entre Ciência, Arte e Literatura", apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pelotas, Bruno dos Santos Patoriza. “O objetivo foi trazer uma provocação que evidenciasse como outros campos do saber, sendo arte e literatura, viagens e outras culturas, podem auxiliar na expansão do repertório cultural e que provocassem uma reflexão sobre a prática docente, possibilitando traçar nossas estratégias de ensino”, comentou.

Interação entre Ciência, Arte e Literatura foi tema da palestra de abertura do VI CPEQUI (Ariel Tavares/UFFS)

Atendendo à temática, os 10 minicursos realizados na sexta-feira (20) também buscaram apresentar práticas pedagógicas que incentivassem o uso de diferentes linguagens, “procurando assim desconstruir a ideia da disciplinaridade, do tecnicismo e do currículo anti-dialógico e anti-criativo”, conforme destacou um dos coordenadores do evento, professor Jackson Luis Martins Cacciamani. Ainda segundo o professor, “poderemos mencionar como potencialidades do evento a interação entre os colegas da escola e da Universidade, a partilha de experiências vividas, o fortalecimento de uma comunidade aprendente, a perspectiva de outros olhares acerca da Educação Química tanto na escola da Educação Básica quanto na Universidade”.

Foram propostos 10 minicursos, todos realizados na sexta-feira (20) e que também buscaram apresentar diferentes práticas pedagógicas (Ariel Tavares/UFFS)

O evento contou ainda com apresentação de aproximadamente 50 trabalhos. As exposições orais e de pôsteres versavam sobre a produção de materiais didáticos, novas propostas de estágios, práticas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), articulação entre escolas e universidade, entre outros.

A finalização do CPEQUI foi realizada na manhã do último sábado (21), quando houve debates sobre a importância da criatividade nos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura em Química e uma discussão mais específica sobre a evolução da tabela periódica dos elementos químicos, formas de apresentação e organização, aspectos históricos e problemáticas enfrentadas no ensino.