Campus Realeza promove cinedebates para marcar Dia do Orgulho LGBTTQ+
Evento traz a discussão de filmes com temática LGBTTQ+ nos dias 26 e 28 de junho.

Publicado em: 22 de junho de 2018 09h06min / Atualizado em: 22 de junho de 2018 10h06min

 

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoverá dois cinedebates para marcar o Dia do Orgulho LGBTTQ+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, pessoas intersex, entre outras identidades de gêneros e orientações sexuais), celebrado mundialmente no dia 28 de junho. Os eventos são gratuitos e abertos a toda comunidade acadêmica e regional.

Para o dia 26 de junho, a partir das 19h30, no Auditório do Bloco dos Professores no Campus Realeza, será exibido o filme "Hoje eu quero voltar sozinho". O longa-metragem do diretor Daniel Ribeiro retoma os personagens e a história do curta que leva o mesmo título. O curta ganhou prêmios em festivais e depois repercutiu no YouTube, onde tem mais de 5,9 milhões de visualizações. O filme apresenta a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que lida com a descoberta da sexualidade. A realização da atividade é do Programa Cultural "Joaninha ou o que é?".

Já para o dia 28 de junho, o Projeto de Extensão GDOIS: "Grupo Diversidade, Orientação e Identidade Sexual" promove o debate sobre recortes dos filmes "Favela gay" e " Meu Amigo Claudia". As apresentações ocorrerão em dois horários: à tarde, a partir das 13h; à noite, a partir das 19h30. Ambas as sessões serão realizadas no Auditório do Bloco dos Professores no Campus Realeza. O debate será conduzido pelo professor Emerson Martins, da UFFS, e pelo mestre em Análise do Discurso Jonathan Chasko da Silva, da UNIOESTE.

Sobre o Dia do Orgulho LGBTTQ+

O Dia do Orgulho LGBTTQ+ ou também da Visibilidade LGBTTQ+ foi criado em homenagem a um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969, quando os frequentadores do bar Stonewall Inn revoltaram-se contra uma série de batidas policiais. O bar servia de ponto de encontro informal para a comunidade LGBTTQ+ e permanecia aberto, naquela época, com o pagamento de propina às autoridades locais. Entretanto, mesmo com suborno, as batidas policiais e as agressões aos frequentadores eram comuns.

Para lembrar o enfrentamento e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito, no ano seguinte, foi organizada a 1ª Parada do Orgulho LGBT. Hoje, as Paradas acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.