Campus Realeza promove Aula Inaugural para o curso de Administração Pública
Palestra teve como temática “A Administração Pública e o desenvolvimento regional: perspectivas e desafios”

Publicado em: 18 de junho de 2021 09h06min / Atualizado em: 18 de junho de 2021 09h06min

Nesta quinta-feira (17), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu a Aula Inaugural do curso de Administração Pública, marcando oficialmente o início das atividades da primeira turma do curso. No evento on-line foram destacadas a importância do processo de constituição do curso, as parcerias formadas para a consolidação, especialmente com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), bem como a preocupação em contribuir com a qualificação da gestão pública e social da região.

Além da participação dos estudantes e comunidade em geral, o evento contou com a presença do vice-reitor da UFFS, Gismael Francisco Perin, do diretor do Campus Realeza, Marcos Antônio Beal, do coordenador do curso, José Oto Konzen, do presidente do Conselho Comunitário da UFFS, Paulo Roberto Czekalski, da diretora do Campus Capanema do IFPR, Leocádia Candido, do diretor do Campus Barracão do IFPR, Paulo de Oliveira Fortes Junior, e do prefeito de Realeza, Paulo Cesar Casaril.

A aula inaugural iniciou com a palestra do diretor executivo da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná, Célio Bonetti, que apresentou o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste do Paraná (PDRI) - Ciclo 2019/2029. O PDRI busca delinear estratégias para estimular o desenvolvimento econômico, social, ambiental e institucional dos municípios do Sudoeste, para que ao menos 60% deles atinjam, até o ano de 2029, um alto índice de desenvolvimento.

Outro convidado para palestra foi o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública, Leonardo Secchi. Na apresentação, trouxe um histórico do campo da Administração Pública, mostrando objetivos como a geração de bem estar comum, as interações entre governo e sociedade na busca do desenvolvimento da democracia, assim como a inserção do profissional nas áreas da política, terceiro setor, empresas e academia.

O curso de Administração Pública é o sétimo curso de graduação do Campus Realeza. As aulas são ministradas por professores da UFFS – Campus Realeza e do IFPR – Campi Capanema e Barracão, parceiros na iniciativa. O curso é presencial, porém, em razão da pandemia, as aulas do primeiro semestre de 2021 serão on-line.

A Aula Inaugural do curso de Administração Pública da UFFS pode ser assistida no Canal da Assessoria de Comunicação do Campus Realeza, no YouTube.