Campus Realeza lança novo processo seletivo para Especialização em Ensino de Língua e Literatura

Publicado em: 20 de dezembro de 2017 12h12min / Atualizado em: 20 de dezembro de 2017 15h12min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza reabriu o processo seletivo para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua e Literatura. Desta vez, o Edital Nº 1124/GR/UFFS/2017 contempla a participação de profissionais formados em cursos de Licenciaturas, Ciências Humanas e Comunicação Social. As inscrições e o curso são gratuitos, sendo ofertadas 30 vagas.

As inscrições serão realizadas no período de 25 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018. O candidato deve efetuar a inscrição pessoalmente ou por meio de procuração na Secretaria de Pós-Graduação do Campus Realeza-PR, sala 126, Bloco dos Professores. Também há possibilidade de encaminhar a inscrição pelos Correios, exclusivamente via Sedex. Neste caso, serão considerados inscritos os candidatos que postarem a documentação completa até o dia 23 de fevereiro de 2018.

Objetivos do curso

Os objetivos são: abordar as modernas teorias linguísticas e literárias e estabelecer relações com o ensino de línguas e literatura; identificar, analisar e comparar os diferentes textos/discursos sobre a realidade, amparados nos vários paradigmas teóricos e do senso comum; e apresentar abordagens teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, língua estrangeira e Literatura.

Processo de Seleção

O processo de seleção dos candidatos tem três etapas: a primeira (eliminatória) consiste na análise da documentação entregue no ato da inscrição; a segunda é a análise do currículo (classificatória) e do pré-projeto (eliminatória e classificatória); e a última, uma entrevista, que está prevista para o período de 14 a 19 de março de 2018.

O pré-projeto além de obedecer a itens básicos de um projeto de pesquisa, como título, justificativa, objetivos, entre outros, deve enquadrar-se em uma das seis sublinhas de pesquisas, conforme o Anexo IV: 1) O ensino de Literatura: caminhos e desafios. O ensino de Literatura na relação com diferentes mídias/suportes; 2) A leitura e a formação do leitor; 3) O texto literário como conexão entre saberes; 4) Estudo de gêneros discursivos e/ou textuais: letramentos e práticas sociais na Educação; Produção e/ou análise de material didático; 5) A variação linguística e suas implicações na aquisição e na aprendizagem de língua materna. O ensino de gramática na escola; 6) Teoria crítica social, formação estética e docência.

Aula

As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O início das aulas está previsto para o dia 6 de abril de 2018.

O curso totaliza 424 horas, sendo ofertadas disciplinas como "Linguagem, Sociedade e Subjetividade", "Tópicos em Estudos Literários e Estudos Linguísticos", "Texto, Discurso e Ensino", " Leitura e Formação do Leitor", "Literatura Infantil e Juvenil", "Literatura e Outras Artes" e "Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa e Língua Estrangeira".

Atos normativos relacionados: