Campus Realeza convida comunidade para Semana do Diversa 2019
Evento será entre os dias 22 e 25 de outubro e conta com diferentes debates, oficinas e apresentações culturais

Publicado em: 08 de outubro de 2019 14h10min / Atualizado em: 17 de outubro de 2019 15h10min

Com objetivo de estimular novos saberes e expressões artísticas, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove a IX Semana do Diversa, entre os dias 22 e 25 de outubro. O evento traz diferentes debates, oficinas e apresentações culturais que abordam a utilização de novas tecnologias na educação e produção audiovisual, gastronomia, cosmética natural, entre outras atividades para integrar a comunidade acadêmica e regional.

As inscrições para participar das atividades podem ser realizadas no site: semanadodiversa.blogspot.com. Boa parte da programação é gratuita, com exceção de alguns minicursos.

Palestras

Nessa edição, as palestras da Semana do Diversa buscam apresentar conceitos da chamada quarta revolução industrial, em que a linguagem computacional, a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e tantas outras tecnologias contribuem para dinamizar os processos em vários segmentos.

A palestra de abertura, no dia 22 de outubro, busca trabalhar esses aspectos da Revolução 4.0 ligados à Educação. Já no dia 23 de outubro, novas tecnologias de ensino serão apresentadas, como utilização de drones, robótica, impressão 3D e realidade virtual. As palestras serão ministradas pelo professor Walter Bazzo (UFSC) e Diego Bassani, da startup EdukaMaker.

E buscando discutir diferentes perspectivas de ensino, no dia 23 de outubro, será proferida a palestra “Sistemas Educativos de Cuba e Brasil”, com a professora Francielle de Camargo Ghellere (Unioeste). A pesquisadora analisou a rotina escolar de duas escolas de Educação Básica, uma em Cuba e outra no Brasil, com objetivo de compreender a organização escolar e as principais vias de participação da família e da comunidade na escola.

Minicursos e oficinas

Ao todo, serão ministradas 11 oficinas e minicursos. As temáticas abordadas envolvem: bem-estar animal, práticas de gastronomia, espanhol, Arduíno e Internet das Coisas, editores de trabalho on-line, produção audiovisual e cosmética natural.

Os minicursos de gastronomia têm inscrições no valor de R$ 15 a R$ 20; a inscrição para a Oficina de Cosmética Natural tem custo de R$ 5.

IX SEPE

Integrado à programação da Semana do Diversa também está o IX Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), um evento que proporciona a apresentação e discussão de trabalhos de cunho científico desenvolvidos por estudantes de Graduação e Pós-Graduação da UFFS. Serão apresentados 214 trabalhos, sendo 119 de ensino, 40 de pesquisa, 53 de extensão e cultura e dois da comunidade regional. As apresentações serão realizadas à tarde e à noite do dia 24 de outubro.

Confira o ensalamento.

Visitação de escolas

A finalização da Semana do Diversa é marcada pelo evento “Vem para UFFS”, momento em que são apresentados os cursos de Graduação aos estudantes da rede básica de ensino. A visitação será no dia 25 de outubro, das 8h30 às 11h30, mas as instituições interessadas devem confirmar presença pelo telefone (46) 3543-8309; ou ramal 8346; ou ainda por e-mail sgc.re@uffs.edu.br.

As visitas são guiadas e, durante o percurso, os visitantes participam de atividades práticas nas áreas de Medicina Veterinária, Nutrição, Ciências Biológicas, Química, Física e Letras, cursos de Graduação ofertados pelo Campus Realeza.

Confira a programação completa:

22/10 (terça-feira)

Manhã

8h – 12h: Minicurso de Gastronomia/Purês / José Vitor Martins (gastrólogo e acadêmico Nutrição UFFS) – Laboratório 305

9h – 11h30: Minicurso de Espanhol - Tres, dos, uno: cámara, ¡acción! El cine de Pedro Almodóvar

Prof. Matheus Ragievicz e profa. Marilene Lemos (UFFS/Realeza) – Laboratório 106

Tarde

14h – 16h: Minicurso Bem-estar Animal / Profa. Denise Melo e profa. Susana Schlemper (UFFS/Realeza) - Sala 208 – Bloco A

14h – 16h: Minicurso de Arduíno e Internet das Coisas / Prof. Wellton Costa (UTFPR/Francisco Beltrão) – Laboratório 409 – Bloco A

14h – 16h: Minicurso de Overleaf e Latex para Edição de Trabalhos Científicos e TCCs / Prof. Francisco A. Reinaldo (UTFPR) - Laboratório 408 – Bloco A

Noite

19h: Atividade Cultural – Apresentação Nós-F / Grupo de Teatro La Broma e Grupo Musical Nudos de Corbata - Auditório do Bloco A