Após recesso letivo, Clínica-Escola de Nutrição da UFFS volta a atender ao público
O retorno às atividades também marca a divulgação do balanço de atendimentos realizados em 2017.

Publicado em: 22 de fevereiro de 2018 15h02min / Atualizado em: 23 de fevereiro de 2018 08h02min

A Clínica-Escola de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza volta a atender ao público na próxima terça-feira (6). O retorno também marca a divulgação do balanço de atividades realizadas em 2017. No último ano, 245 pessoas buscaram atendimento nutricional, boa parte desse público é composto por mulheres.

Do total de pacientes, foram prestados 980 atendimentos individuais, já que cada pessoa é atendida mais de uma vez. Os atendimentos coletivos, como palestras e atividades de orientação nutricional, somam 656 pessoas. O público que busca atendimento nutricional é composto de 72% adultos, 13% adolescentes, 4% gestantes, 5% crianças e 6% idosos. Boa parte dos pacientes é mulher, chegando a 75% dos casos; homens somam 25%.

Comparando os números com os anos anteriores, a coordenadora da Clínica-Escola de Nutrição, Eloá Angélica Koehnlein, explica que houve um número menor de pessoas atendidas. "No ano de 2017, tivemos um número menor de atendimentos em função de um número menor de acadêmicos matriculados no estágio curricular supervisionado em nutrição clínica ambulatorial".

Ainda segundo a coordenadora, um dos principais motivos para as pessoas buscarem apoio nutricional é o excesso de peso, seguido de patologias como dislipidemias (nível de colesterol e triglicerídeos alto), hipertensão arterial, diabetes tipo 2, hipotireoidismo, hiperferritinemia, transtornos alimentares, bem como condições de pós-operatório de cirurgia bariátrica e introdução alimentar de bebês. "É importante destacar que doenças como pressão alta, colesterol alto e diabetes estão associadas ao excesso de peso e ao estilo de vida que inclui alimentação inadequada, sedentarismo, uso de álcool e cigarro", comentou.

As pessoas que tiverem encaminhamento médico ou buscam algum atendimento nutricional, desde novas consultas a retornos, podem realizar o agendamento no local ou por telefone. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. O agendamento das consultas pode ser realizado pelo telefone 3543-2355. A Clínica está localizada na Avenida Bruno Zuttion, número 4001, no Centro de Realeza.

A Clínica-Escola de Nutrição conta com serviços nas áreas de avaliação e diagnóstico nutricional, educação nutricional, reeducação alimentar e acompanhamento ambulatorial de indivíduos e grupos específicos da população. As consultas são realizadas pelos acadêmicos de Nutrição, que estão sempre acompanhados pela nutricionista responsável técnica e pela coordenação local.