Acadêmicas criam “bingo das frutas” para trabalhar nutrição com idosos no Campus Realeza
Os números de azar das cartelas foram substituídos por imagens de frutas, como mamão, laranja, ameixa, entre outras. A cada item sorteado, as acadêmicas explicavam os benefícios para a saúde de cada alimento.

Publicado em: 04 de outubro de 2012 17h10min / Atualizado em: 24 de abril de 2017 13h04min

O convívio e o atendimento ao grupo de idosos do Centro Dia de Realeza despertou a criatividade das acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza. Elas transformaram radicalmente o jogo de bingo, considerado ilegal no Brasil desde 2004, para trabalhar a importância da ingestão de frutas. Assim foi criado o “bingo das frutas”, uma atividade educativa aprovada pelo grupo da terceira idade que participou da dinâmica nesta quinta-feira (4).

Os números de azar das cartelas foram substituídos por imagens de frutas, como mamão, laranja, ameixa, entre outras. A cada item sorteado, as acadêmicas explicavam os benefícios para a saúde de cada alimento, o modo de preparo e algumas curiosidades. A atividade faz parte dos projetos de extensão “Atuação interdisciplinar na atenção primária à saúde” e “Ações educativas em alimentos e Nutrição”, os quais integram o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional – Nutrisan.

O resultado positivo da atividade era notado pelo interesse dos idosos em aprender mais sobre esses alimentos, como no caso da aposentada Alice Analee, de 80 anos, que não conhecia o kiwi, uma fruta de origem chinesa, geralmente cultivada nos estados da região Sul do Brasil. “Ainda não sei qual é o gosto do kiwi, mas achei a atividade boa, porque a gente aprende a conhecer melhor as frutas”, comenta.

A coordenadora do Programa, professora Amélia Dreyer Machado, explica que devido ao avanço da idade e à limitação na realização de atividades físicas, o fluxo intestinal pode ficar mais lento, sendo que a ingestão de frutas, por serem ricas em fibras, contribuem para a diminuição desse problema. “Além disso, esses alimentos são fontes de nutrientes e sais minerais essenciais para a manutenção de todas funções orgânicas. Trabalhar esse tema em forma de jogo promove a interação entre as partes e o aprendizado é muito melhor”, completa.

O bingo das frutas foi criado pelas acadêmicas da sexta fase, Daniela Menin e Sarajane Marciniak, e da quarta fase, Camila Tureck e Mariza Luft. A ideia surgiu durante os atendimentos ao grupo de idosos que aprecia o tradicional jogo de bingo. “Para envolver o assunto nutrição, retiramos os números e desenvolvemos uma cartela com frutas. É uma forma mais dinâmica de trabalhar e despertar o interesse dos idosos, como uma senhora que participou da brincadeira comentou: 'vivendo e aprendendo'”, explica a acadêmica Camila Tureck.

De acordo com a coordenadora do Centro Dia do Idoso de Realeza, Eunice Schmidt Zilio, no local são ofertados serviços de proteção sócio-assistenciais, e em média 20 pessoas são atendidas mensalmente. “O envolvimento da UFFS nesse trabalho é importante, pois os acadêmicos trazem atividades diferenciadas para eles, que promove a socialização do grupo e agrega conhecimento”.