Abertas inscrições para VIII Encontro Acadêmico de Química do Campus Realeza
Evento terá como temática "O ser e a vida do licenciado em Química”, trazendo palestras e minicursos que dialogam com a interdisciplinaridade

Publicado em: 30 de maio de 2023 14h05min / Atualizado em: 30 de maio de 2023 14h05min

Entre os dias 12 e 15 de junho, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove o VIII Encontro Acadêmico de Química (EAQUIM). Nesta edição, o evento terá como temática "O ser e a vida do licenciado em Química”, trazendo palestras e minicursos que dialogam com a interdisciplinaridade em diferentes contextos da formação acadêmica do licenciado.

Entre os assuntos abordados no evento estarão aspectos históricos da tabela periódica, critérios de qualidade do biodiesel, ciência e arte, interdisciplinaridade no ensino de química, campos de atuação do futuro licenciado em Química e ciência forense. As atividades propostas são destinadas aos acadêmicos do curso de Química, demais estudantes de licenciatura, bem como professores e alunos da Educação Básica.

As inscrições para participação devem ser realizadas até o dia 11 de junho, acessando o site do Centro Acadêmico de Química Áttico Chassot: https://calquiuffsre.wixsite.com/centro-acad-mico--tt/viii-eaquim-2023. A taxa de inscrição é de R$ 15, porém é gratuita para estudantes da edução básica. Orientações sobre as formas de pagamento também estão disponíveis no formulário de inscrição.

Dúvidas entre em contato com o Centro Acadêmico de Química Áttico Chassot, no Instagram @calquiatticochassotuffs, ou por e-mail: calqui.uffs.re@gmail.

Programação

12/06 (Segunda-feira)

19h: Cerimônia de Abertura

19h30: Palestra “O multiforme sistema periódico versus o ensino uniforme da tabela periódica” - Prof. Dr. Adriano Lopes Romero (UTFPR-Campo Mourão)

Local: Auditório Bloco dos Servidores

13/06 (Terça-feira)

19h às 22h: Minicurso Parâmetros de qualidade na produção de biodiesel – Prof. Dr. Letiére Cabreia Soares (UFFS-Realeza) e Gabriel Felipe Rohling (UFFS-Realeza)

Local: Laboratório 206

19h às 22h: Minicurso Experiências estéticas na Educação Química – Prof. Dr. Robson Simplicio de Souza (UFPR-Palotina) e Ana Paula Carvalho do Carmo (UFPR-Palotina)

Local: Laboratório 108

14/06 (Quarta-feira)

19h: Palestra “Experiências e possibilidades de projetos interdisciplinares no ensino de Química” - Prof. dra. Natássia Jersak Cosmann (IFPR-Cascavel)

Local: Auditório Bloco dos Servidores

21h: Palestra “Me formei, e agora? As diferentes possibilidades de atuação do licenciando em Química” - Prof. Dr. Emerson Martim (PUC-Curitiba)

Local: Auditório Bloco dos Servidores

15/06 (Quinta-feira)

19h: Palestra “Ciência Forense: uma área e muitos caminhos” - Dr. Caio Henrique Pinke Rodrigues (USP)

Local: Auditório Bloco dos Servidores

20h45: Encerramento

Galeria de Imagens: