Apresentação/Informação sobre o HV

DESCRIÇÃO

A Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU) é uma unidade de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus Realeza, especialmente, aquelas ligadas à saúde animal. Várias são as atividades desenvolvidas pelos mais diversos componentes curriculares, principalmente do Curso de Medicina Veterinária. Existem diversos setores que compõem a SUHVU e que contribuem para a prestação de serviços em saúde animal à comunidade regional, sendo eles: Clínica Médica de Animais de Companhia, Clínica Médica de Animais de Produção, Clínica Cirúrgica Veterinária, Laboratórios de: Anatomia Veterinária, Análises Clínicas Veterinárias, Diagnóstico por Imagem Veterinária, Doenças Infecciosas Veterinárias, Imunologia e Doenças Parasitárias Veterinárias, Patologia Veterinária, Reprodução Animal e ainda Biotério para alojamento de roedores. Vários projetos de extensão e pesquisa ligados à saúde animal são desenvolvidos nesse espaço, sempre com a participação de acadêmicos de graduação e pós-graduação.

FUNCIONAMENTO E CONTATOS

O atendimento ao público e os serviços à comunidade pela SUHVU é oferecido de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Endereço: Complexo Hospitalar Veterinário – CHV. Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Realeza. Av. Edmundo Gaivski, 1000, Realeza-PR.

Telefones: Recepção (Informações sobre consultas): (46) 3543-8400; Administração: (46) 3543-8403

E-mails: recepcao.suhvu@uffs.edu.br; administracao.suhvu@uffs.edu.br

Fachada SUHVU

Blocos de atendimento na SUHVU

Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais

SETORES E SERVIÇOS

- Superintendência

Setor responsável pela Direção Geral da SUHVU e Coordenação Administrativa. Comporta o planejamento institucional, a organização setorial, avaliação e aprimoramento dos processos e fluxos de trabalho, observando as diretivas legais concernentes ao ambiente hospitalar veterinário, entre outras atividades de base como: gestão de compras, de pessoal, manutenção, etc.

- Apoio

Setor responsável por dar suporte as atividades médico veterinárias hospitalares, as atividades de aulas práticas, as atividades de pesquisa, de logística, ambiência e convivência aos técnicos, professores e servidores da SUHVU. No Setor de Apoio estão incluídos os serviços de: Recepção e Arquivo; Central de Materiais e esterilização; Farmácia Central; Dispensatório; Lavanderia; e Copa Central.

- Análises Clínicas Veterinárias

Setor responsável pelo processamento de amostras e realização de exames laboratoriais de análises clínicas veterinárias, atendendo as demandas de atividades de ensino, pesquisa e extensão da SUHVU nessa área. São realizados os seguintes exames: hemogramas, exames diversos de bioquímica clínica, urinálise, provas de hemostasia e avaliação de líquidos cavitários.

- Anatomia Veterinária

Setor responsável por produzir material didático, de extensão, e de pesquisa na área de morfologia veterinária e morfologia aplicada.

- Anestesiologia Veterinária

Setor que oferece serviços de contenção química, controle da dor, sedação, bloqueios anestésicos e anestesia geral aos animais, em atividades de ensino, pesquisa e extensão da SUHVU.

- Biotério

Setor responsável pela manutenção e criação de animais (inicialmente roedores) para uso experimental ou em aulas práticas da SUHVU e da UFFS. (Setor em implantação).

- Clínica Médica de pequenos animais

Setor responsável pelos atendimentos clínicos, tratamentos hospitalares e prescrições de medicamentos, solicitação e encaminhamentos de exames, recebimento e interpretação de examesde animais de companhia, em atividades de ensino, pesquisa e extensão na SUHVU. Possui atendimento de especialidade em Cardiologia Veterinária.

- Clínica Cirúrgica de pequenos animais

Setor responsável pelos atendimentos clínicos cirúrgicos, tratamentos hospitalares e prescrições de medicamentos, solicitação e encaminhamentos de exames, recebimento e interpretação de exames de animais de companhia, realização de tratamentos cirúrgicos invasivos ou conservadores em atividades de ensino, pesquisa e extensão na SUHVU. Possui atendimento de especialidade em Obstetrícia Veterinária, Oncologia Veterinária, Oftalmologia Veterinária, Ortopedia Veterinária e Neurologia Veterinária.

- Clínica e Cirurgia de Grandes Animais

Setor responsável pelos atendimentos clínicos, tratamentos hospitalares e prescrições de medicamentos, solicitação e encaminhamentos de exames, recebimento e interpretação de exames de animais de produção, em atividades de ensino, pesquisa e extensão na SUHVU.

- Diagnóstico por Imagem Veterinária

Setor responsável pelo recebimento de solicitações de exames por imagem em animais, obtenção de imagens e produção de laudos em atividades de ensino, pesquisa e extensão da SUHVU. Atende solicitações de exames de radiografia simples, radiografias contrastadas e ultrassonografias simples e Doppler.

- Patologia Veterinária

Setor responsável por receber amostras e processá-las de modo a se obter diagnóstico anatomopatológico e/ou histopatológico de afecções que acometem os animais. Atuando em atividades de ensino, pesquisa e extensão na SUHVU.

- Reprodução Animal

Setor responsável por realizar exames reprodutivos de machos e fêmeas das diversas espécies animais, com objetivos de diagnóstico e tratamento de afecções reprodutivas, melhoria nas técnicas de reprodução, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para a reprodução animal. Atendendo as demandas em atividades de ensino, pesquisa e extensão na SUHVU (Setor em implantação).

- Serviço de diagnóstico de Leucose Enzoótica Bovina

Setor responsável pelo diagnóstico sorológico de Leucose Enzoótica Bovina (LEB). Realiza análises de amostras de sangue de bovinos localizados em propriedades rurais em Realeza e região.

EQUIPE

- Superintendente