Infraestrutura

Infraestrutura:

A UFFS está sendo construída tanto no aspecto estrutural como no de recursos humanos. Seu Sistema Multi Campi permite a utilização da infraestrutura do Campus Realeza, bem como de outros campi. O Campus Realeza conta com bloco de salas de aulas, biblioteca e auditório (Bloco A), bloco de salas de professores, auditório e administração, restaurante universitário, blocos de laboratórios de ensino e pesquisa, Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU) e Área Experimental. Os auditórios são equipados com projetores multimídia, sistema de áudio e sistema para a transmissão de videoconferência. Esses equipamentos permitem a realização de atividades à distância e são utilizados com frequência para diálogo entre os campi.
 
A infraestrutura busca atender condições gerais de acessibilidade voltadas a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Todas as edificações atendem a NBR 5090, com acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, conforme determina a legislação vigente para edifícios públicos. Nas edificações constam: rampas de acesso, piso direcional de acesso, elevadores, mapa tátil de identificação, banheiro PCD masculino e feminino independentes e área exclusiva para estacionamento para deficientes. Os serviços de Tecnologia de Informação do Campus Realeza oferecem link de internet de 100Mbps fornecido pela RNP, 512 IPs válidos fornecidos pela RNP, acesso via proxy autenticado, sinal wifi em todos os ambientes internos do campus, wifi autenticada em WPA2 via servidor Radius e base de usuários OpenLDAP, telefonia via DDR fornecido pela operadora OI com 100 ramais, suporte técnico local para os computadores da Instituição.
 
Blocos de laboratórios de ensino e pesquisa
Os laboratórios são constituídos por três prédios (Blocos 1, 2 e 3), vinculados à Coordenação Adjunta de Laboratórios. A equipe técnica dos laboratórios é composta por 14 servidores.
A equipe técnica dos laboratórios atua de forma conjunta, atendendo às demandas de ensino, pesquisa e extensão, de forma coletiva e multidisciplinar. Dos 36 laboratórios, dez estão localizados no Bloco 1, doze no Bloco 2, onze no Bloco 3 e três no Bloco A, totalizando 2.500m².
Todos os laboratórios possuem aparelhos de ar condicionado, projetores multimídia e quadro branco. Os laboratórios que possuem manipulação química estão equipados com chuveiro lava olhos de segurança e capelas de exaustão amplas, além de sistema de exaustão central.
Os laboratórios contam com: uma central de gases; uma central de reagentes, materiais e resíduos; almoxarifado de materiais de laboratório; almoxarifado de reagentes e meios de cultura; abrigo de resíduos químicos e abrigo de resíduos biológicos.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos e Certificado de registro na Polícia Federal está implantado neste local, para fins de aquisição de reagentes controlados.
 
A destinação dos resíduos é feita por meio de contrato com empresa especializada na destinação de resíduos perigosos e de saúde. Neste conjunto encontram-se os laboratórios:
 
1. Laboratórios de Informática (192m2): três laboratórios equipados com 85 computadores conectados à rede mundial de computadores, servidor Linux e estações com Perl-MCPAN. Destinam-se a professores e alunos, para fins didáticos, científicos e de extensão. Esses locais proporcionam acesso aos meios de informática para jovens da agricultura familiar regional por meio do Projeto Juventude Rural. Técnico Responsável: André Zabott (Especialista).
 
2. Laboratório de Microbiologia (127,3m2): um ambiente é composto pela sala de apoio (38,5m2), que está subdividida em sala limpa, sala suja e ambiente de preparação de material. Na sala de microbiologia (88,8m2) são realizadas aulas práticas, projetos de pesquisa e extensão, como projetos de análise da qualidade da água de propriedades rurais da região, análise microbiológica de queijos, leites e seus derivados, dentre outros. Os ambientes são equipados com capelas de fluxo laminar, pias e bancadas para apoio e preparação de materiais. No ambiente encontram-se bancadas para a realização das atividades, bicos de Bunsen, chuveiro lava olhos de segurança e pias com torneiras elétricas e automáticas.
 
Dentre os equipamentos estão o ultrafreezer (-80°C), agitador de Kline, agitador de tubos vórtex, agitador magnético com aquecimento, placa em vidro-cerâmica, duas autoclaves verticais de 75L, balanças analíticas de quatro casas decimais, balança semianalítica com três casas decimais, balança semianalítica com duas casas decimais, banho-maria com agitação, banho metabólico com agitação tipo dubnoff, botijão criogênico, cabine de segurança biológica, carrinho de transporte para laboratório, centrífuga de bancada, centrífuga digital microprocessada, chapa aquecedora (50 - 500ºC), deionizador, 4 estufas bacteriológicas (15 - 60ºC; 150L), duas estufas para esterilização e secagem com circulação de ar, em aço inox (150L), freezer vertical frost free (218L), incubadora B.O.D., liquidificador industrial, macropipetadores manuais (macrocontrolador de pipetagem) de várias capacidades, micropipetas de diversas capacidades, mono e multicanal, dois refratômetros manuais portáteis, dois refrigeradores de 1 porta (323L), um sistema de purificação de água por osmose reversa (vazão de 20L/hora). Técnico Responsável: Adriano Fávero (Especialista).
 
3. Laboratório de Bioquímica e Imunologia (71m2): possui dois ambientes. O primeiro com uma sala para imunologia, equipada com leitora e lavadora de ELISA e demais acessórios, como fotodocumentador de Géis, sistema semi-seco de transferência, fontes e cubas para eletroforese e termociclador. No segundo ambiente, espaço para as atividades de bioquímica e de imunologia, com pias e bancadas para apoio e preparação de materiais, bicos de gases, iluminação, chuveiro lava olhos e capelas de exaustão, centrífugas de bancada, balanças analíticas, micropipetas de diversas capacidades, mono e multicanal, bidestilador de água, estufas de secagem, banho-maria, agitadores magnéticos, espectrofotômetro digital UV-VIS acoplado a computador para análise de dados, geladeiras, armários e vidrarias em geral, além de kits para as análises bioquímicas.
 
Neste laboratório são desenvolvidas aulas práticas e projetos de pesquisa nas áreas de bioquímica, biofísica, análises clínicas veterinárias e biologia molecular. Os equipamentos deste espaço permitem a separação de amostras de proteínas e ácidos nucleicos através de eletroforese em gel de poliacrilamida em condições redutoras. Este laboratório destina-se à realização de ensaios de biologia molecular com o uso de termociclador para reações de amplificações de DNA. Técnicos Responsáveis: Lucas Wolf (Doutor) e Adriano Favero (Especialista).
 
4. Laboratório de Parasitologia/Fisiologia e Farmacologia (88,8 m2): ambiente equipado com capelas de fluxo laminar, pias e bancadas para apoio e preparação de materiais, bicos de gases, chuveiro lava olhos, analgesímetro, três aparelhos para aferição sanguínea de glicose, colesterol, triglicerídeo e lactato, balança analítica com quatro casas decimais, cabine de segurança biológica, eletroestimulador duplo de tensão, freezer vertical frost free (218L), centrífuga de micro-hematócrito, centrífugas de bancada, destilador de água, pHmetro digital de bancada, plestimômetro digital para ratos e camundongos, aparelho rota rod, câmara de CO2, estufa de crescimento em CO2, oito microscópios e lupas e coleção didática de parasitologia. Nesse local serão desenvolvidos experimentos de rotina em farmacologia pré-clínica com modelos experimentais de dor, inflamação, modelos de asma, testes de reatividade de músculo liso isolado, de pressão arterial e testes bioquímicos. Nesse espaço também serão desenvolvidos estudos de neurofisiologia, principalmente voltados para o estudo da fisiologia do estresse e bem estar animal. Técnico Responsável: Adriano Fávero (Especialista).
 
5. Laboratórios de Microscopia (113m2): estrutura composta por dois laboratórios com 48 microscópios para aulas práticas, monitorias dos diferentes cursos, projetos de extensão, pesquisa e TCC. Técnico Responsável: Moacir da Silva (Especialista).
 
6. Laboratórios de Botânica e Zoologia (150m2): conta com dois laboratórios de apoio e dois laboratórios de atividades, onde estão as coleções de zoologia (molhada e seca) e o Herbário do Campus. Os espaços são utilizados para as aulas práticas, pesquisa e extensão, monitorias e a curadoria das coleções, além de pesquisas com animais vertebrados e invertebrados. Os laboratórios contam com microscópios e lupas, sendo 24 lugares em cada um dos laboratórios. Técnico responsável: Ana Paula Moraes Dutra (Especialista).
 
7. Laboratórios de Tecnologia de Alimentos e Nutrição (140m2): dois laboratórios destinados às práticas de tecnologia e inspeção de alimentos, análise sensorial e de nutrição e dietética. As instalações possuem forno combinado, ensacadeira de linguiça, despolpadeira, sovadeira de pão industrial, sorveteira industrial, batedeira industrial, freezer de baixa temperatura (-80°C), spray dryer para produção de leite em pó, liofilizador, estufa de crescimento de pão, máquina de gelo, cabines de análise sensorial equipadas, geladeiras, freezeres, câmara fria e 4 conjuntos de eletrodomésticos (fogão, forno elétrico, micro-ondas, processador, liquidificador e batedeira). Nestes espaços desenvolvem-se pesquisas nas áreas de alimentos e de inspeção e tecnologia. Técnico Responsável: João Paulo Gollner Reis (Técnico).
 
8. Laboratórios de Química: contemplam estrutura composta por 5 laboratórios. O Laboratório de Química Analítica (87m2) está equipado com bancadas de concreto, sistema de gases tipo GLP, chuveiro lava olhos, armários de vidrarias, capelas de exaustão amplas, balanças analíticas de precisão, centrífugas de bancada, estufas de secagem (150L), forno mufla com aquecimento até 1300°C, agitadores magnéticos, bomba de vácuo, sistemas de filtração e conjunto de vidrarias em geral. Nesse laboratório são desenvolvidas aulas práticas de química analítica, projetos de pesquisa que envolvem a identificação de agrotóxicos em águas de rios região. Técnico responsável: Everton Pizato (Mestre). O Laboratório de Química Geral e Inorgânica (87m2) está equipado com bancadas, sistema de gases e ar comprimido, capelas de exaustão amplas, banquetas, chuveiro lava olhos, armários de vidrarias, equipamentos agitadores eletrônico de hélice de diferentes rpm, agitadores magnéticos com aquecimento, placa em vidro-cerâmica de diferentes capacidades, balança analítica com 4 casas decimais, balança semianalítica com três casas decimais, banho de ultrassom com aquecimento, banho-maria com agitação, banho-maria microprocessado, banho-maria refrigerado ultratermostatizado, espectrofotômetro ultravioleta-visível, estufas de secagem e forno mufla com aquecimento até 1300°C e fotômetro de chama.
 
Neste laboratório são desenvolvidas as aulas práticas de química geral e projetos de pesquisa e extensão envolvendo análise de sódio em alimentos e produção de biodiesel. Técnico responsável: Everton Pizato (Mestre). O Laboratório de Química Orgânica (87m2) está equipado com bancadas, capelas de exaustão amplas, chuveiro lava olhos, armários de vidrarias e com todos os sistemas de extração de solventes, determinadores de nitrogênio amoniacal, extrator de gorduras, extratos de Clevenger, duas unidades de sistema evaporador rotativo automático, sistemas de destilação completos, estufa de secagem, geladeira, espectrofotômetro UV-VIS, câmara escura, bi-destilador de álcool e micropipetas. São desenvolvidas atividades de produção de óleos essenciais, biodiesel e bebidas destiladas e fermentadas. Técnico responsável: Lucas Wolf (Doutor).
 
O Laboratório de Bromatologia e de Físico-Química (87m2), equipado com bancadas, chuveiro lava olhos, armários de vidrarias, capelas de exaustão, colorímetro para alimentos (Konica), espectrofotômetro UV-VIS, forno mufla 1300°C, estufas, dessecadores, geladeira, balanças, sistema de determinação de fibras, micromoinho, sistema de extração de gorduras, determinador de nitrogênio amoniacal, analisador de leite, concentrador de amostras e micropipetas. Neste espaço são desenvolvidas atividades de aulas práticas de bromatologia, forragicultura e produção animal, projetos de pesquisa na área de identificação de agrotóxicos em águas de nascentes, através da produção de eletrodos modificados sensíveis, produção de biscoitos enriquecidos, estudo da composição de alimentos, plantas forrageiras e silagem. Técnico responsável: Edinéia Paula Sartori Schmitz (Doutora).
 
O laboratório de apoio de química (38m2) está equipado com bancada, chuveiro lava olhos, armários de vidrarias, capela de exaustão, sistema de purificação de água do tipo ultrapura, sistema de destilação e de deionização de água, espectrofotômetro UV-VIS de varredura, balança analítica com 5 casas, balança semianalítica, máquina de produção de gelo, geladeira, colorímetro, turbidímetro, analisador multiparâmetros, viscosímetro e micropipetas. Neste espaço são preparados e armazenados os reagentes para as atividades de química e são desenvolvidas pesquisas com produtos naturais, como plantas medicinais, análises de qualidade da água de rios, qualidade de queijos, entre outras atividades. A central analítica está em fase de instalação e possui até o presente momento balanças, espectrofotômetros, armários, capela de exaustão e chuveiro lava olhos. Estão em fase de aquisição cromatógrafos gasoso e líquido, espectrofotômetro de infravermelho e potenciostato. O laboratório propiciará o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de química, alimentos e nutrição animal e humana. Técnico Responsável: Suelem Kaczala (Mestre).
 
9. Laboratório de Física (332m2): composto por seis espaços equipados com computadores para física computacional, equipamentos de ótica e física moderna, mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica, eletricidade e magnetismo e disponibiliza atividades de ensino, pesquisa e extensão interdisciplinares. Técnico Responsável: Cleomar Schmitz (Mestre).
 
10. Laboratórios de Ensino: são três laboratórios destinados para a confecção de materiais didáticos, com oficina equipada com máquina de gravação e corte a laser, furadeiras, máquina de solda elétrica, lixadeiras, fresadoras, serra elétrica, ferramentas diversas, lixas e tintas. A sala de eletroeletrônica é equipada com solda de estanho, lupa e componentes elétricos diversos. Cinco laboratórios (216m2) são destinados às atividades do curso de Licenciatura em letras, mas que possuem uso multidisciplinar, incluindo o laboratório do domínio comum e conexo, laboratórios de línguas, equipados com mesas redondas, cadeiras estofadas, projetores interativos, estantes para livros, salas de estudos separadas e salas de reuniões. Nestes espaços podem ser desenvolvidas aulas, reuniões de grupos de pesquisa e de extensão e atividades dos PIBIDs. O laboratório de formação de leitores (90m2) está equipado para receber crianças em idade de escolarização, com banheiro interno para crianças, mesas e cadeiras, computadores e acervo com jogos didáticos diversos, como teatro de fantoches e dedoches, quebra cabeça, sinais de trânsito, jogos matemáticos, maquiagens para teatros entre outros. Técnicos Responsáveis: Edson Santolin, Samuel Aires Lourenço (Técnico) e André Zabott (Especialista).
 
11. Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE): espaço com sala de reuniões, recepção, sala de gravação, sala de edição e almoxarifado. Equipado com aparelhos de multimídia, como câmeras filmadoras, fotográfica, microfones, gravadores, computador de última geração, mesa de som, tela de projeção de mais de 50 polegadas, 30 notebooks para saídas de campo, computadores de mesa para as pesquisas e amplo estoque de materiais didáticos para uso. Este espaço é destinado à extensão e pesquisa e é financiado pela CAPES, através do Programa de apoio a laboratórios interdisciplinares de formação de educadores. Professor Responsável: Ruben Boelter. Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária A SUHVU, sob responsabilidade do Prof. Gentil Ferreira Gonçalves e administração do Cleberson Ribeiro Israel, conta com estrutura de 750m2, que contempla as diferentes áreas, a saber:
 
1. Laboratório de anatomia e anatomia patológica (98m2), com 13 mesas de dissecação e necropsia, armários de aço inox para acondicionamento de peças anatômicas, freezer vertical, freezer horizontal, cubas de formol em polipropileno, pias com bancadas, 60 banquetas, refrigerador de 250L, materiais de dissecação e necropsia e container frigorífico (28m3). Possui área de 18m2 para histotécnica, com equipamentos de processamento histológico e microscópios. Técnico em anatomia e necropsia: Leonardo Gruchouskei. Responsável: Profa. Fabiana Elias.
 
2. Laboratório de análises clínicas (36m2), sala climatizada, com centrífugas sorológica, refrigerada e de micro-hematócrito, refrigeradores, capela de exaustão, micropipetadores, bancadas, pias, microscópios ópticos e estereoscópios, pHmetro de bancada, banho-maria, agitador magnético, contadores automáticos de células, refratômetro, espectofotômetro de duplo feixe, analisador bioquímico semiautomático. Técnico em laboratório a ser definido em concurso público. Responsável Profa. Luciana Pereira Machado.
 
3. Sala de higienização e esterilização de materiais hospitalares (12m2), com pias e bancadas, lavadora ultrassônica de instrumentais cirúrgicos, seladora, autoclaves e estufas. Técnico em Enfermagem: Rosalve de Souza. Responsável: Profa. Fabíola Dalmolin.
 
4. Sala armazenamento e distribuição de materiais (12m2), com mesas de escritório, cadeiras, computadores, bancadas e armários para armazenamento e distribuição de materiais estéreis, utensílios e rouparia. Técnico em Enfermagem: Rosalve de Souza. Responsável: Profa. Fabíola Dalmolin.
 
5. Dispensatório de medicamentos e reagentes (18m2) com prateleiras, armários e geladeira para acondicionamento e distribuição de medicamentos, meios de cultura e insumos. Técnico responsável: Caroline Baldessar Dalmolin. Responsável: Profa. Gabrielle Coelho Freitas.
 
6. Sala de técnica operatória (74m2) composta por vestiário, área de paramentação e sala para a realização simultânea de 4 procedimentos cirúrgicos, com mesas cirúrgicas pantográficas, mesas auxiliares, focos cirúrgicos, 4 equipamentos de anestesia inalatória e fonte individual de oxigênio, armários para os equipamentos, 2 monitores multiparamétricos, 4 oxímetros de pulso, 4 bombas de infusão, berço aquecido e instrumentais cirúrgicos. Técnico em Enfermagem: Rosalve de Souza. Responsável: Profª. Fabíola Dalmolin.
 
7. Ambulatórios didáticos (3) e área de tratamento intensivo (80m²), com mesas de atendimento em aço inox e mesa auxiliar, videoftalmoscópio e videotoscópio, panoscope, tonômetro, biomicroscópio com lâmpada de fenda portátil, eletrocardiógrafo, Doppler vascular portátil, berço aquecido, armário com medicação e carrinho de emergência. Auxiliares de veterinária terceirizados (2). Responsável: Profa. Tatiana Champion.
 
8. Sala de diagnóstico por imagem (40m²), com microcomputadores, aparelho de raio-X móvel 300mA/100kV, mesa de exames, aparelho de ultrassonografia diagnóstico portátil com 4 transdutores variados com recursos 2D, color, doppler contínuo e pulsado, equipamento para processamento de imagem radiográfica digital, monitor digital hospitalar para imagens, impressora térmica para filmes radiográficos, chassis radiográficos digitais, mesas auxiliares, biombo de chumbo e equipamentos individual de proteção. Técnica em Radiologia: Michelle de Araújo. Responsável: Prof. Gentil Ferreira Gonçalves.
 
Esta estrutura, destinada ao ensino, pesquisa e extensão, atua de forma interdisciplinar. As atividades de extensão são ofertados à comunidade e fomentam as atividades de ensino e pesquisa, por meio de Trabalhos de Conclusão de Curso, atividades de monitoria acadêmica e possibilitam casuística para a realização de projetos de pesquisa.
 
Dentre os programas de extensão executados na SUHVU, estão os Programas “Atendimento clínico, cirúrgico e laboratorial aos animais de Realeza - PR e região” e “Programa em Saúde Pública e Bem-Estar Animal no Município de Realeza-PR”, os quais englobam projetos de extensão na área de saúde e bem-estar animal, em atividade desde o ano de 2014. Área Experimental Esta área propõe-se ao suporte para experimentos e projetos de campo em agropecuária, fitoculturas e fitoterapia, bromatologia, nutrição e forragicultura. Possui área cultivável de 23 hectares, sendo 5 hectares destinados à preservação permanente, horto botânico, hortas, pomares e estufas de cultivo e galpão agrícola.
 
O restante da área possui um galpão (500m2) para máquinas e insumos e uma estufa (350m2) para culturas. Reserva-se à produção de forrageiras, com emprego de espécies perenes tropicais e sobressemeadura de espécies anuais de inverno e culturas anuais para produção de silagem. Neste espaço há projetos para desenvolvimento de unidades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de forragicultura, bovinocultura de leite, ovinocultura, suinocultura, avicultura e reprodução de bovinos e ovinos. Técnico em agropecuária: Edi Kava Kailer. Serventes terceirizados. Responsável: Prof. Fernando Reimann Skonieski.
 
Biblioteca ligada à rede mundial de computadores:
A rede de bibliotecas da UFFS possui unidades nos seis campi, com 20308 títulos e 94835 exemplares físicos. O acervo pode ser consultado pelo catálogo on-line, no qual os usuários gerenciam sua conta na biblioteca, por meio de empréstimo entre bibliotecas, reserva e renovação de obras. As bibliotecas oferecem serviços de empréstimo de notebooks, comutação bibliográfica, acesso ao Portal de Periódicos CAPES/MEC e e-books da Atheneu e Zahar, assessoria editorial e orientação e capacitação de usuários em normas ABNT e Portal de Periódicos CAPES/MEC. A equipe da Biblioteca do Campus Realeza é composta por um bibliotecário (Isac Soares Emídio) e dois assistentes em administração (Fernando Huttel e Merce Paula Muller).
 
Está instalada em espaço físico de 256,82m², com atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 07h30min às 22h30min. Conta com quatro estações de trabalho para os servidores. Para os usuários, são disponibilizadas 7 mesas e 28 cadeiras para estudo, 2 salas de estudo em grupo contendo 1 computador, 1 mesa e 4 cadeiras cada, 1 sala de estudo individual com 7 terminais de estudo, 11 mesas com computador para acesso à internet e 2 terminais exclusivos para consulta ao acervo.
 
 

Legenda: Imagem 01: Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU)

Legenda: Imagem 02: Blocos de atendimento na SUHVU

Legenda: Imagem 03: Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais

Legenda: Imagem 04: Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais