Perfil do Egresso


Perfil do Egresso:

Espera-se que o egresso do Curso de Nutrição da UFFS – Campus Realeza desenvolva valores profissionais e humanos que primem: pelo respeito à identidade regional, seja em suas manifestações culturais, econômicas e políticas; pela prevalência da lógica da democratização do conhecimento científico e do diálogo de saberes sobre a lógica da mercantilização do saber; por uma atitude transformativa do contexto sócio-econômico-cultural da mesorregião a fim de propor caminhos que contribuam para o combate das desigualdades sociais e regionais e a superação da pobreza; e pela conciliação entre a formação técnica específica do curso (promovida pelas disciplinas do domínio especifico) e a formação interdisciplinar (promovida pelas disciplinas do Domínio Comum e do Domínio Conexo). Dessa forma, o curso pretende contribuir para que o egresso seja sujeito ativo da promoção de alternativas econômicas sustentáveis e solidárias, especialmente para as micro e pequenas propriedades rurais, base econômica da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul.

O egresso deve estar apto a desenvolver ações específicas, tais como:

1. Aplicar conhecimentos sobre a composição, as propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.

2. Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.

3. Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação.

4. Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.

5. Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.

6. Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional.