Perfil do Egresso


Perfil do Egresso

Em acordo com os referenciais norteadores do curso, com os documentos oficiais lá explicitados, e, consequentemente, com os objetivos estabelecidos para a Licenciatura em Física, o graduado deve ser capaz de:

a) apoiado num sólido conhecimento científico e pedagógico, gerir a aprendizagem dos alunos, mesmo daqueles que possuem ritmos diferentes de aprendizagem;

b) ter autonomia para execução do próprio plano de trabalho e para participar coletiva e efetivamente da elaboração do Projeto Político Pedagógico da(s) escola(s) na(s) qual(is) estiver inserido;

c) participar de forma ativa no debate mais amplo das questões educacionais contemporâneas, as quais são perpassadas por aspectos culturais, sociais, políticos, econômicos e de conhecimento sobre o desenvolvimento humano;

d) valorizar a interação constante entre escola, comunidade e, quando possível, universidade, como caminho para manter uma atualização profissional constante e também para enriquecer a formação de seus aprendizes;

e) compreender os princípios da Física Clássica e Moderna, e das Ciências Naturais, de forma geral, enxergando, com auxílio dos conhecimentos advindos das Ciências Humanas, as suas influências culturais, sociais e tecnológicas como referências e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral;

f) estabelecer diálogos entre a Física e as demais áreas do conhecimento, relacionando aspectos de ciência, tecnologia e sociedade, proporcionando a percepção da abrangência dessas relações;

g) perceber e encarar a ação docente como processo sujeito à investigação e aprimoração através da pesquisa, compartilhando experiências bem fundamentadas e atentando para publicações dos pares que venham a contribuir para a sua ação docente;

h) promover práticas pedagógicas que articulem os conhecimentos construídos pela Física com questões emergentes dos contextos da educação básica e da realidade da(s) comunidade(s) assistidas pela Universidade Federal da Fronteira Sul;

i) planejar, desenvolver e adaptar materiais didáticos de Física e Ciências Naturais, utilizando para isso textos, imagens, equipamentos de laboratório, simulações computacionais ou outros objetos de aprendizagem, identificando os elementos relevantes e as estratégias adequadas;

j) desenvolver pesquisas no campo teórico-investigativo do Ensino de Física, do Ensino de Ciências Naturais ou nos segmentos da Física, podendo dar continuidade, como pesquisador, à sua formação.

k) exercer liderança pedagógica e intelectual, articulando-se aos contextos sócio-culturais, assim como especificamente em sua categoria profissional.

 

Fonte: PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Física - Licenciatura