Serviços da Biblioteca

Texto:

A Biblioteca da UFFS conta com diversos serviços para atender as necessidades de seus usuários, são eles:

 

Consulta ao acervo: Catálogo on-line para pesquisas ao acervo da Biblioteca UFFS.

Empréstimo, reserva, renovação, e devolução: Por meio do sistema Pergamum realizam-se os serviços de empréstimo e devolução de materiais, assim como os serviços on-line de reserva e renovação de exemplares emprestados.

Empréstimos de notebooks: as bibliotecas contam com equipamentos disponíveis para empréstimo domiciliar e local.

Empréstimo entre bibliotecas: Solicitação de livros das bibliotecas de outros campi da UFFS para empréstimo.

Teleatendimento: Atendimento ao usuário para esclarecimento de dúvidas e auxílio em pesquisas.

Chat: Serviço de atendimento on-line para esclarecimento de dúvidas e auxílio em pesquisas.

E-mail: Cada Biblioteca, dos seis campi da UFFS, responde a mensagens enviadas pelos usuários orientando-os no que for solicitado.

Acesso internet wireless: Acesso livre à rede de internet sem fio.

Acesso internet laboratório: Disponibiliza computadores para trabalhos acadêmicos e acesso à internet.

Serviço de referência online: Atendimento personalizado via chat aos usuários, prestando-lhes informações sobre questões bibliográficas, instrucionais ou de pesquisa.

Comutação bibliográfica: Através do Programa de Comutação Bibliográfica - COMUT, é feita orientação ao usuário para cadastramento no COMUT. Obtenção de cópias de artigos de periódicos, teses, anais de congressos e partes de documentos, localizados em bibliotecas do país ou no exterior que fazem parte do programa, mediante pagamento de taxa. As bibliotecas dos campi onde são oferecidos cursos da área da saúde, Chapecó, Realeza e Passo Fundo, oferecem também o Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos – SCAD, no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde.

Orientação normalização de trabalhos: Orientação para a normalização de trabalhos acadêmicos segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, ou da norma no Estilo Vancouver (específica para a área da saúde) de forma presencial e mediante uso de tutoriais disponíveis no botão "Normalização de trabalhos", acessível via página da Biblioteca UFFS.

Catalogação na Fonte: A catalogação na fonte refere-se a elaboração da ficha catalográfica, a qual é registrada no verso da página de rosto do livro produzido na UFFS. A ficha é feita quando a obra está em fase de impressão e é obrigatória para efeito de depósito legal de acordo com a ABNT.

Serviço de Geração de Ficha de Identificação da Obra: ficha.uffs.edu.br

Serviço de Alerta: Através do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas, Pergamum, são enviados aos usuários avisos de: retirada de livro, data de devolução, reserva disponível e informações relevantes sobre a biblioteca.

Visita Guiada: Visitas agendadas previamente por professores, diretórios acadêmicos, por grupos de alunos, que propiciam o conhecimento da estrutura das bibliotecas e dos serviços oferecidos.

Serviço de Disseminação Seletiva da Informação: Através de cadastro no Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas - Pergamum, o usuário poderá escolher as áreas do conhecimento que deseja receber informações sobre novas aquisições relacionadas a sua pesquisa.

Divulgação de novas aquisições: Disponibiliza tutorial para acesso as obras adquiridas pela UFFS.

Capacitação no uso dos recursos de informação: Treinamento de usuários na utilização das fontes de informação disponíveis para acesso da comunidade acadêmica.

Redes sociais: As Bibliotecas da UFFS utilizam o Facebook, o Instagram e o Twitter institucional para divulgação de serviços e para compartilhar atualidades de interesse da comunidade acadêmico-científica da UFFS.

Assessoria Editorial: pela Divisão de Gestão do Conhecimento e Inovação (DGCI), da DGI em parceria com as Bibliotecas, visa: a) Colaborar com a área da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão na definição e implantação das políticas institucionais para a publicação de anais de eventos, boletins, periódicos e livros, seja no suporte impresso ou digital; b) Buscar a sua inserção no repositório institucional, contribuindo para a visibilidade da produção acadêmica, científica e cultural da UFFS. Responsável pela solicitação de ISBN e ISSN, elaboração de ficha catalográfica e orientação à normalização da publicação.